quinta-feira, 6 de outubro de 2016

83: Quatre naissances et un enterrement - Lisa Jewell


Titulo: Quatre naissances et un enterrement

Titulo Original: The making of us

Autor/a: Lisa Jewell

Editora: Presses de la cité

Género: Romance

Páginas: 454



Sinopse: Conçus par insémination artificielle, trois personnages en quête de leurs origines embarquent pour une histoire extraordinaire.

Lydia, Robyn et Dean ne se connaissent pas et mènent des vies diamétralement opposées. Chacun d'eux a toujours eu l'impression qu'il manquait quelque chose à son existence... et pour cause : ils sont en réalité frère et soeurs. C'est en s'inscrivant simultanément sur un site Internet permettant de retrouver les personnes nées d'un même don de sperme qu'ils le découvrent. Ensemble, ils vont comprendre ce que l'amour, la famille et l'amitié signifient vraiment.
Parallèlement, leur père biologique, Daniel, qui est atteint d'un cancer incurable, a émis le souhait de rencontrer ses « enfants ». C'est une course contre la montre qui s'engage alors pour les retrouver à temps...
Comentário: Este não é um romance sentimental. O melhor deste livro acaba por ser a complexidade das personagens. este não é um tema habitual da literatura e que acaba por ser bastante actual sobretudo em países como os EUA. Não imagino como se deve sentir alguém ao saber que foi concebido graças a um dador anonimo, dador que pode ter ajudado outras mulheres, ou mesmo fundado a própria família, saber que algures tem outra família, tendo mesmo quem sabe, alguma vez na vida se cruzado com alguém. Os personagens:
Lydia é a mais velha, um pouco paranoica, fria, distante, organizada, muito inteligente. Sem saber um facto do passado conduziu-a a criar algo que a transformou em milionária. Conceito estranho para ela, em parte sente-se culpada de ter tanto dinheiro e de o gastar. Antissocial, a unia excepção é uma amiga, que agora é mãe e vive com alguém o que a leva a não saber como reagir ou que sentir. É um pouco como uma afronta ao seu mundo organizado. Lembra-se pouco da mãe. Descobriu graças a uma carta anonima (que tinha pouco disso) que o homem que acreditava ser o seu pai era afinal padrasto. Acaba por ser um alivio, a relação nunca foi próxima, o que a levou a esconder sentimentos, a aprender a lidar com eles. Tem uma paixoneta pelo professor de ginástica que se vai aproveitar dela.
Dean. É o do meio. Filho de uma mulher solteira que tendo a necessidade de ser mãe decide recorrer a um dador. Preguiçoso, prefere fumar um pouco de erva do que se mexer. Sente-se perdido. Casado, porque ela engravidou. No fundo não sabe se a ama ou não. O seu mundo altera-se quando a mulher morre ao dar à luz, e numa noite de bebedeira, inscreve-se num site que facilita o encontro entre pessoas que nasceram de dadores.
Robyn, a mais nova. Adora os pais adoptivos. Acha que é perfeita, e tem o seu futuro traçado. Como é a mais nova teve “direito” a alterações na lei sobre dadores e dados. É a que mais informação tem sobre o pai biológico. Quer ser médica. No fundo acha que basta ser gira, ter estilo para tudo ser mais fácil. Recusa conhecer o pai ou algum possível irmão, até que se apaixona por um escritor, que desconhece quem é o pai. E que tudo indica pode ser um irmão.
Crises existências, duvidas e medos, fazem com que decidam a um momento estabelecer contacto. Contacto que se revela surpreendente e com implicações para os 3. Existe um 4° irmão cujo mistério é resolvido no final.
E, depois existe o pai biológico. Um homem que na juventude perseguido por algo, abandona o país e a família. Necessitado de dinheiro doa esperma e agora prestes a morrer sente curiosidade e a necessidade de encontrar aqueles que ajudou a existir. O encontro entre todos é o perfeito fechar do ciclo, e que vai permitir aos filhos respostas sobre eles mesmos. E o melhor a criação de uma nova família. Interessante ver como meios diferentes, “criaram” indivíduos no fundo tão semelhantes.

Nota Geral: 3.4/5
Escrita: 3.5
Cenário: 3.5
Originalidade: 4
Personagens: 4
Suspense: 3.5
Humor: 3
Romance: 3
Capa: 3
Aditivo: 3.5
Previsível: 3

Sem comentários:

Enviar um comentário