quarta-feira, 31 de agosto de 2016

68; 69; 70; 71; 72: Gisèle Alain ( livro 1 a 5) - Sui Kasai


Titulo: Gisèle Alain ( livro 1 a 5)

Titulo Original: Gisèle Alain

Autor/a: Sui Kasai

Editora: Ki-oon

Género: Manga

Páginas: 208; 224; 208; 208; 190

Site:


Sinopse: Début du XXe siècle. Héritière d’une famille noble, en rupture avec les siens, la jeune Gisèle gagne sa vie comme logeuse dans une pension. Mélange déroutant d’assurance et de fragilité, l’intrépide demoiselle décide de monter son agence pour devenir… femme à tout faire ! Sauvetage de chats égarés, négociations secrètes pour les notables de la ville, bâtisse à retaper du sol au plafond : elle découvre les aléas de la vie, tout en enchantant son entourage par sa vitalité et sa fantaisie. Mais c’est sans compter sur un passé qui ne va pas tarder à la rattraper et à jeter un voile sombre sur cette liberté fraîchement acquise…

Comentário: fiquei rendida à qualidade das ilustrações de Sui Kasai. O detalhe, sobretudo nas roupas da protagonista é incrível.
A intriga é simples ao primeiro olhar, mas existem muitas variáveis, cenários que apos uma reflexão querem dizer algo mais. A situação mais ambígua é a idade da protagonista, apresentada muitas vezes como criança, como alguém muito jovem, num livro é indicada uma idade, mas a questão tempo, deixa no ar a duvida se o cenário pertence a um passado. É uma historia leve, divertida, que vai ganhando força de livro para livro. A acção desenvolve-se no inicio do séc. xx. A protagonista dá o nome à série: Gisèle. Filha de uma família rica, da alta sociedade abandona os privilégios em busca de uma liberdade com que sonha. Inocente, sonhadora, vai morar num prédio do qual é proprietária e transforma-se numa mulher Faz Tudo. Este nome Faz
Tudo vai dar azo a alguns enganos. Os cenários evoluem entre os trabalhos que consegue, as amizades que vai construindo e as pessoas que habitam no prédio: uma velhota simpática, uma dançarina exótica que é lésbica e que tem uma queda pela Gisèle, um pai solteiro com uma filha, que vive com a culpa de não lhe dedicar o tempo que esta merece e depois há o desgraçado do Eric. Desgraçado foi apelido que eu dei. Eric é alguém importante, um escritor que tenta escrever um livro, mas que não o consegue. O motivo, a Gisèle que com a desculpa que este não paga renda (normal ele não tem tempo para arranjar emprego) o transforma em seu braço direito e faz de tudo. Entre estes dois a relação é complexa. Adivinha-se mais do que amizade, mas a questão da idade dela baralha tudo. Depois existem personagens recorrentes como Lucas, órfão que ela conhece numa missão próximo da idade dela e que se auto intitula o Capitão, ou G. o Homem faz tudo, o grande rival de Gisèle a nível de trabalho. Esta personagem veio “apimentar” um pouco as coisas. O passado da protagonista e a sua estranha relação com a família vai sendo mostrada aos poucos com imagens do passado de Gisèle.

Cada cenário termina com uma historia anexa, relacionada com a intriga e que mostra pequenos momentos das personagens. no final de cada livro existe sempre uma historia bónus, que coloca as personagens em pequenas historias.

Nota Geral: 4/5
Escrita: 3.5
Desenho: 5
Cenário: 4
Originalidade: 3.5
Personagens: 4
Suspense: 4
Humor: 4.5
Romance: 2
Capa: 5
Aditivo: 5
Previsível: 3.5

Sem comentários:

Enviar um comentário