quinta-feira, 30 de junho de 2016

52: La mémoire sous la glace - Dana Stabenow


Titulo: La mémoire sous la glace

Titulo Original : Though not dead

Autor/a: Dana Stabenow

Editora: Milady

Género: Thriller

Páginas: 571

Site: stabenow


Sinopse: Sam Dementieff, vétéran aléoute des redoutables Egorgeurs de Castner, pilier de la communauté du plus grand parc national d'Alaska, n'avait jamais évoqué ce pan de son passé. Mais à sa mort, sa nièce et détective privée Kate Shugak se voit confier cette mystérieuse mission. Fidèle à ses dernières volontés, Kate part à la recherche de cet aventurier disparu depuis presque un siècle, chercheur d'or et sans doute escroc.
Et découvrira que son village a été le théâtre de bien des tragédies, Mort noire et mines d'or en toile de fond... Mais enquêter sur l'histoire de ce territoire glacé et sans merci n'est pas sans danger, et quelqu'un est bien décidé à l'empêcher d'atteindre son but : agressions et morts violentes s'enchaînent. Qui serait prêt à tuer pour que le passé ne refasse pas surface ?

Comentário: livro 18 (?!) da série Kate Shugak. Comprei este livro porque fiquei intrigada com a sinopse, com o facto de ter como cenário o Alasca. Estive para desistir, o motivo, não estava a entender quase nada. O problema não foi a tradução, ou o meu francês, estava a sentir que faltava algo, páginas talvez, até que decidi investigar. Resultado: este livro foi publicado como sendo o primeiro, o que não é verdade, este livro é o 18. Pergunto eu: qual o interesse a começar o livro quase pelo fim?!faltam bases, intrigas, a evolução das personagens para se poder entrar na historia. É um mau livro? Não, a as intrigas paralelas e as personagens até são interessantes, mas sempre que achava que estava a perceber algo, sobretudo relacionado com as personagens, descobria outras coisas sobre as mesmas. Vou continuar a ler? Provavelmente não se a ordem não for respeitada. Este livro tem como protagonista Kate Shugak, pertencente a uma tribo do Alasca. Não tenho certeza, mas ou foi agente ou esteve de alguma forma relacionada com a procuradoria, uma coisa é certa mede 1.50m, mas é uma mulher que sabe se impor e sobretudo defender. Deduzi que abandonou o cargo por algo que lhe aconteceu e que a marcou. É a presidente da associação de habitantes nativos de um parque no Alasca. Adoptou um adolescente filho de companheiro de trabalho/companheiro de vida?!.  Vive acompanhada por uma loba, que diga-se é um animal independente e muito inteligente. Esta numa relação com um “branco” o Jim, antigo policia de Los Angeles, que se mudou para o Alasca. Trabalha como marchal/ policia florestal (?!). e pelo que deduzi foi uma autentico mulherengo até conseguir convencer a Kate a dar-lhe uma oportunidade. As intrigas: um membro da tribo de quem kate gostava muito morre o Old Sam. Descobre que é a sua principal herdeira. O mais interessante é o pedido que este lhe deixa numa carta: que encontre o pai. Este pedido vai levar Kate a descobrir um outro old Sam completamente desconhecido, e ao reaparecimento de um antigo escândalo o roubo de uma imagem sagrada para o seu povo. A outra intriga secundaria diz respeito ao Jim: o pai morre o que o obriga a voltar a casa e a enfrentar a mãe com quem tem uma relação péssima. Tal como a Kate herda uma pista, um pedido que o leva a descobrir uma verdade que nunca suspeitou sequer. Como podem ver não entendi e fiquei sem entender muitas coisas....

Nota Geral: 2.6/5
Escrita: 3
Cenário: 3
Originalidade: 3
Personagens: 3
Suspense: 3
Humor: 2
Romance: 2
Capa: 3
Aditivo: 2
Previsível: 2

Sem comentários:

Enviar um comentário