quinta-feira, 1 de outubro de 2015

150: Me llaman Artemio Furia - Florencia Bonelli


Titulo: Me llaman Artemio Furia
Titulo original: Me llaman Artemio Furia
Autor/a: Florencia Bonelli
Editora: Suma ( Argentina)
Páginas: 515
Género: Romance de época
Site autor/a: florenciabonelli
Sinopse: Artemio Furia no es un hombre común.

Es un gaucho cuyo nombre se pronuncia con respeto y temor en todas las esferas de la sociedad. Entre 1806 y 1807, sus centauros y él sirvieron en los ejércitos de Juan Martín de Pueyrredón para expulsar a los ingleses.

Su influencia entre los paisanos es decisiva.

Se dice que, con un chasquido de sus dedos, puede sublevar a toda la campaña.

Cuando comienza a gestarse la Revolución de Mayo de 1810, la facción patriótica, la que desea la independencia del Río de la Plata, lo convoca para luchar por la libertad. Contar con las huestes del gaucho Furia puede significar la victoria.

En medio de estas intrigas políticas que pueden acabar con su vida, el pasado oscuro y trágico de Artemio Furia se hace presente.

Aunque desearía olvidarlo, el honor lo obliga a hacerle frente con la venganza. En esta otra batalla, Artemio Furia podrá perder algo más que la vida. Podrá perder el amor.

Opinião: Este livro pode ser considerado o 3° da série Quarto Arcano, por isso recomendo uma leitura dos outros livros. Esta intriga tem outros protagonistas, mas o casal dos livros Quarto Arcano são personagens secundarias activas e estão ligadas ao protagonista. Adorei rever o Roger e a Melody. Este livro é lindíssimo, cheio da emoções, intrigas, reviravoltas inesperadas, sobretudo a ultima que me fez chorar e achei completamente desnecessário, e injusto. Este é um livro sobre vingança. Uma vingança que ajuda o protagonista a sobreviver e a tornar-se naquilo que é, mas que o vai colocar diante do dilema mais complicado da sua vida: continuar ou abdicar de tudo por amor. Não é uma escolha simples, o motivo da vingança é forte. Sebastian de lacey, era uma criança quando viu os pais serem assassinados e a irmã raptada. Escapa à morte, salvo por um monge que vai ser o pai e não teve a oportunidade de ter. o seu nome é algo que esconde, por isso recebe outro Artémio, e mais tarde o apelido de Fúria, dado pelos índios com quem cresce, devido ao seu temperamento. Artémio é alguém frio, meticuloso, que se esconde de trás de uma imagem criada por ele a de um simples gaúcho, iletrado. Cruel, mas justo. Tem um objectivo encontrar os responsáveis pela morte dos pais e vingar-se. Não contava era em apaixonar-se pela filha de um dos responsáveis. Este amor quase impossível vai ser bastante destruidor, tanto para ele como para ela. Rafaela é a protagonista, desconhece o laço que une o pai com Artémio, por quem sente uma atracção que a assusta e que se vai transformar em algo vital. Rafaela pertence a uma classe social superior, de uma família que esconde muitos segredos, um pai que sonha e faz de tudo para receber um titulo nobre, narcisista, uma prima que a detesta, porque para ela Rafaela é o obstáculo entre ser feliz com aquele que ama, uma tia que apela à moral, mas que é a pior de todos com um passado surpreendente, e a Mimita uma menina especial que todos acreditam ser filha de Rafaela, porque esta se nega a esconder a sua existência da sociedade contrariando as ordens do pai, um primo que é um criminoso e se esconde por detrás de uma fachada de bom comportamento. Este romance tem muitos altos e baixos, sempre que encontram a paz acontece algo. Tudo isto tendo como cenário a revolução, os movimentos que lutavam contra a monarquia espanhola. Outro aspecto interessante é que esta intriga começa com a cena que leva à vingança, salta para o presente que se passa anos depois da historia de amor. O romance é contado por alguém, e na parte final voltamos novamente ao presente.


Nota: 5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário