terça-feira, 22 de setembro de 2015

146: Las lagrimas de la diosa Maori - Sarah Lark

Titulo: Las lagrimas de la diosa Maori
Titulo original: Die tränem der maori-göttin
Autor/a: Sarah Lark
Editora: Editiones B
Páginas: 802
Género: Landscape
Site autor/a: sarahlark
Sinopse: «Echaron a volar sus cometas y sus sueños hacia los dioses. Y las manu de colores se llevaron consigo la tristeza.»

Tras seducir a un millón y medio de lectores en castellano, Sarah Lark cierra la magistral trilogía con que da voz a la mujer. Ahora, además de las habituales sagas familiares ambientadas en un país exótico, Lark nos habla de las pioneras de las conquistas sociales femeninas: primero el sufragio, después el acceso a la universidad y, por último, la posibilidad de volar, volar, volar…

Nueva Zelanda, 1899. El hijo de Lizzie y Michael Drury es enviado como médico a Sudáfrica, donde se libra la guerra de los Bóers, para gran disgusto de Roberta, quien luchará para estar con él a toda costa. Paralelamente, la joven Atamarie obtiene una importante victoria: ser la primera mujer que cursa estudios de Ingeniería en la Universidad de Nueva Zelanda. Desde niña le fascinaron las cometas maoríes, pero ahora esta afición le permite conocer al pionero de la aviación mundial…



Opinião: ultimo livro da trilogia Kauri. Adorei o livro, a autora “quebrou” um pouco a linha de conduta que tinha tido em todos os livros que li até ao momento, em relação à importância dos protagonistas. A autora colocou sempre em evidencia mulheres fortes e independentes, relegando por vezes os protagonistas masculinos. Neste livro vai focar-se de igual modo em ambos. Outro aspecto positivo é a diminuição de violência física que se agradece. Os protagonistas são os descendentes das personagens principais dos primeiros livros. A escrita é fluida e contada a diferentes vozes. Vão existir dois cenários a Nova Zelândia e a África do Sul. No primeiro cenário a autora continua o relato da vida das diferentes famílias colocando em destaque a Atamarie primeira mulher a estudar engenharia e com o seu sonho por sonhar, no segundo cenário a autora vai focalizar-se na guerra entre o império inglês e os Boers, utilizando para isso o Kevin que se vai voluntariar como médico no exercito e vai viver em primeira mão esta guerra, ao ser destacada para gerir o hospital de um campo de concentração de mulheres e crianças boers. É um livro que destaca o racismo, com muito drama e emoção, mas também a esperança e o sonho. Os protagonistas:

Kevin: filho mais novo de Lizzi e Michael. Médico, é um homem atraente e que utiliza o sue carisma. Mulherengo, vai-se envolver com uma cantora vinda dos EUA, mestiça. Esta paixão vai complicar a sua vida. Egoísta e imaturo, decidi fugir às responsabilidades inscrevendo-se como voluntario no exercito. A guerra via ser um choque, mais maduro, vai apaixonar-se por uma bóer que o detesta e que o culpa pela morte dos seus. Entre os dois existe atracção, mas o choque cultural e ódio vão ser complicados a ultrapassar. E para complicar quando finalmente regressa casado com ela, a antiga paixão do seu passado volta a assombrar a vida dele. Nesta parte achei que ele foi muito estúpido e a desculpa dele esfarrapada.
Doortje: bóer. Desde pequena que foi criada para seguir o modelo de vida da sua comunidade. Sociedade patriarcal, que segue à letra o antigo testamento. Racista. Disposta a tudo para lutar contra os ingleses e contra Kevin. A vida dele vai ser dramática. Sozinha, rejeitada pelas outras mulheres do campo acaba por aceitar o pedido de casamento de kevin. A vida dela na Nova Zelândia vai ser uma luta constante, cultura muito diferente. Vai ser quem menos ela esperava que vai ter ajuda para se integrar.
Atamari: filha de Colin ( que neste livro ainda aparece para fazer das deles mas que vai ter o fim que merece) e de Matariki. É a primeira mulher a entrar numa universidade para estudar engenharia. Tem o sonho de voar e envolve-se com um assistente de um professor algo estranho chamado Richard. Esta personagem é verídica e a autora quis prestar-lhe homenagem. Ele é um génio mas que vive entre a alegria e a depressão mais profunda. Ambos vão ter uma relação estranha que sobrevive graças ao sonho de ambos de voar. O outro elemento do triângulo é um jovem maori que também ele sonha em voar o Rawiri e que de uma forma discreta e segura vai indo aos poucos conquistando Atamarie.
Roberta: filha de Violet. Apaixonada por Kevin. Estuda para professora. Sabe que ele não a ama, mas vai atrás dele a África inscrevendo-se como professora voluntaria para os campos. Também a guerra a modifica, mas vai ser algo que presencia de regresso a casa que a vai abrir os olhos e dar uma oportunidade a Vicente, um veterinário australiano que conhece em África e que vai trabalhar para a Nova Zelândia.
Juliet: a mulher fatal deste livro. Mestiça, de uma família rica, e mimada pelo pai abandona tudo pelo sonho de ser uma cantora famosa . Acaba na Nova Zelândia a tentar dar o golpe no Kevin. Os planos saem furados e é com o Michael que termina casada para logo o abandonar, e mais tarde voltar à carga com o Kevin. Esta personagem tem uma certa piada. Interesseira, maquiavélica.
Michael: irmão mais velho de Kevin. Estudou agricultura, é menos mundano que o irmão. Apaixona-se pela Juliet. Esta personagem vai sofrer um pouco. Vai-se apaixonar pela Nandé antiga escrava de Doortje, que veio com ela e agora trabalha para a esposa.




Nota: 4,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário