segunda-feira, 24 de agosto de 2015

127: La maison en pain d'épices - Carin Gerhardsen

Titulo: La maison en pain d'épices
Titulo original: Pepparkakshuset
Autor/a: Carin Gerhardsen
Editora: France Loisirs
Páginas: 373
Género: Policial
Site autor/a: -------
Sinopse: Une série de meurtres barbares s'abat sur la Suède. Fait troublant : les victimes ont le même âge et ont fréquenté la même école. Le coupable idéal : Thomas, leur ancien souffre-douleur, aujourd'hui dévoré par la rancune. Le commissaire Sörjberg en est sûr. Pourtant Thomas jure qu'il est innocent. La vérité n'est pas aussi simple qu'il y paraît.... 

Face à l'impossible pardon, le crime serait-il le seul moyen d'absoudre le passé ? Un thriller intense et obsédant. 


Opinião: 1° livro da série dedicada ao inspector Sjöberg e companheiros. O inicio deste livro é um pouco estranho, frio, por vezes confuso em parte devido ao numero de personagens. À medida que fui lendo e “entrando” no estilo da autora, a leitura ficou mais simples e mais rápida. Narrada, são dados os pontos de vista de todos os personagens. Os capitulos são divididos em dias de investigação. A intriga é previsível. O melhor deste livro são as personagens principais e secundarias. São personagens complexas, imperfeitas, que revelam por vezes um lado mais escuro que preferimos ignorar de nos mesmos. É um livro sobre buling, e as suas consequências no futuro, mais para as vitimas, porque aqueles que perseguiram não se lembram dos ataque, que neste livro, eram mais torturas de uma violência incrível, ou então acham que eram brincadeiras normais. Interessante a atitude dos adultos na época, ou melhor a falta dela... A intriga: uma série de pessoas são mortas de formas brutais, meio social e nível de vida diferente, a única ligação inicial é a idade 44 anos. É preciso chegar à parte final para que se apercebam que existe algo que os liga uma turma do infantário. O culpado ideal Thomas uma das vitimas, um homem que nunca ultrapassou a infância, anti-social, que vive no medo, uma personagem solitária, e farta de o ser. Esta é uma personagem triste, que quer ter uma vida, mas não sabe como. Mas este é um caso mais profundo. O grupo de investigadores:

Sjöberg: inspector chefe. Pai de cinco, vive feliz com a esposa que ama. Vive atormentado com estranhos pesadelos, de uma mulher que o olha de uma janela, e que mais tarde associa a uma testemunha do caso e por quem vai sentir uma atracção que não entende, que evita e ao mesmo tempo quer desesperadamente.
Sandén: inspector. Melhor amigo de Sjöberg. Directo, por vezes bruto e rústico. Adora a família. Super protector sobretudo com a Jenny a filha mais velha que sofre um ligeiro atraso, e que acredita estar apaixonada por um fulano que se vai aproveitar da pior forma.
Petra: inspectora. Independente, mas um pouco insegura, um pouco teimosa. Neste livro vai ser vitima de algo que se vai arrastar ao longo da série (já li 4 livros). Este “ataque” vai condicionar a sua forma de ser.
Jamal: inspector de origem oriental. Esta farto das piadas sobre as suas origens ou por se muçulmano. Sente que nuca irà ser aceite totalmente como sueco. Divorciado, gosta de Petra de quem é amigo e esconde o facto.
Malmberg: sub comissario. Convencido, arrogante. Personagem cuja evolução surpreende e ao mesmo tempo nem por isso.

Nota: 3 /5

Sem comentários:

Enviar um comentário