sexta-feira, 12 de junho de 2015

87: Por el sendero de las lágrimas - Gloria V. Casañas

Titulo: Por el senderos de las lágrimas
Titulo original: Por el senderos de las lágrimas
Autor/a: Gloria V. Casañas
Editora: Plaza & Janes
Páginas: 462
Formato : ebook
Género: Romance de época
Site autor/a: gloriavcasanas
Sinopse original: Corre el año 1872, y desde el Río de la Plata parte el vapor Lincoln , que une las pampas del sur con las ventosas costas de Norteamérica. 
Un viaje de rutina, que será escenario del encuentro de dos seres predestinados.
Jim Morris oculta una oscura identidad bajo sus modales de caballero sureño. Las razones de su estadía en la tierra argentina son tan enigmáticas como su temperamento. Nadie sabe a qué se dedica, ni se atreve a desafiar la dureza de su mirada. 
Nadie, salvo Claramaría La Rochelle, novicia de la Orden de Nazaret, que dos años antes arribó a Buenos Aires para brindar ayuda y consuelo a las víctimas de la fiebre amarilla que asolaba la ciudad. A pesar de no haber formulado todavía sus votos definitivos, Clara se siente consagrada a la obra de Dios y no anhela otra cosa que portar el velo. Sus razones son tan enigmáticas como las del hombre que despluma a sus compañeros en la mesa de póquer del Lincoln
Uno y otro se verán obligados a conocerse a lo largo de ese viaje revelador para ambos.
El tahúr y la novicia se verán atados por un vínculo que no sólo desafiará sus respectivos planes, sino que los llevará por el derrotero que dos seres desarraigados como ellos debían recorrer, tarde o temprano.
Por el sendero de las lágrimas es una epopeya, tanto histórica como personal.
El triste éxodo que llevó a los cherokee desde las Montañas Humeantes en Carolina del Norte hasta Oklahoma, se reproduce en los corazones de un hombre y una mujer sacudidos por la tempestad de su pasado y condenados por el futuro que se ha escrito para ellos.

Opinião: Descobri depois de começar a ler este livro, que os protagonistas foram personagens secundarios de um outro livro, cuja leitura recomendo antes, algo que eu não fiz, esse livro chama-se La maestra de la laguna. Adorei o livro, apesar de por vezes a protagonista irritar com a fixação que tinha em ser freira. Este livro encontra-se dividido em duas partes:
1° parte diz respeito à protagonista, é ela o centro de tudo o que acontece. Nesta parte conhecemos a sua historia, as suas decisões e as consequências das mesmas. Existe drama, descoberta de coisas que desconhecia, da tomada de consciência que dentro de cada um existe um lado mais negro. O cenário passa da Argentina para a Virgínia e os EUA.
2° parte diz respeito ao protagonista. É o fim da caminhada que começou anos atrás, perseguido por um acto considerado maldito por muitos membros do seu povo e motivado pela vingança. Serve para o protagonista se descobrir e graças ao amor encontrar sobretudo a paz e definir quem é e o que quer para o futuro.
A autora inspirou-se na grande marcha do povo cherokee aquando da expulsão das suas terras pelo governo americano. É através de cartas que a autora relata a caminhada de um povo rumo ao desconhecido, e na maioria dos casos à morte, à expulsão da terra que consideravam lar e que era sagrada tudo pelos terrenos férteis e ouro encontrado. Esta parte é bastante dramática.
Os protagonistas não poderiam ser mais diferentes:
Claramaria é filha de um médico que sonha em ser médica. Nunca teve falta de nada, vive uma vida agradável graças à fazenda de tabaco do pai. Para o pai a missão dela é ser esposa e casar com o filho do vizinho e melhor amigo. Uma viagem muda os planos. Decide ser freira e assim ajudar o outro e fugir a um casamento que não quer. Passam anos e quando recebe uma carta do pai doente, a culpa faz com que o decida visitar. Encarregada de acompanhar um bebé acaba num barco com ele. É ajudada por um desconhecido Jim, por quem acaba com o passar dos dias começar a sentir algo estranho. Com ele inicia uma viagem até casa, onde nada é como antes, a guerra civil, deixou feridas que ainda não cicatrizaram, e a ruína. Enquanto luta com a ajuda de Jim para salvar as terras, ambos tem que enfrentar o antigo noivo que continuou à espera dela, um grupo secreto que persegue quem acha indigno ( inspirado no klu klux klan), e os sentimentos que sente por ele e pelo bebé de quem todos acreditam que é filho dela e de Jim. Esta é uma personagem bastante inocente e em estado de negação em relação a uma série de coisas.
Jim, é um índio cherokee de linha pura. O pai foi um dos membros da tribo que assinaram o acordo de cedência das terras, por isso foi considerado à morte por outros membros. Criado num ambiente de hostilidade, e com um apelido com imensa carga negativa. Quando o pai é morto juntamente com o irmão devido a uma traição promete vingança. Aprende a comportar-se como um branco. A vingança leva-o a Buenos Aires, e acaba com Claramaria nos “braços”. Perdido entre dois mundos, é no seu regresso a casa que vai enfrentar aquilo que realmente quer: ser o guia espiritual da tribo, ou abandonar tudo. Este enfrentamento vai ser algo doloroso para ele, mas graças ao amor dela, consegue liberta-se.
Existe uma componente paranormal no livro. Jim é o futuro lider espiritual da tribo, tem visões e sonhos, que ajudam a dar um aspecto mistico a toda a narrativa. A escrita é bastante simples. O romance entre os dois poderia ter tido mais cenas.
Book Trailer:

Nota: 4/5



Sem comentários:

Enviar um comentário