quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

11: Lago perdido - Sarah Addison Allen

 
Titulo: Lago perdido
Titulo original: Lost lake
Autor/a: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Páginas: 278
Género: Contemporâneo

Sinopse: Uma história bela e arrebatadora sobre amores antigos e novos, e o poder das ligações que nos unem para sempre...
A primeira vez que Eby Pim viu Lago Perdido foi num postal. Apenas uma fotografia antiga e algumas palavras num pequeno quadrado de papel pesado, mas quando o viu soube que estava a olhar para o seu futuro.
Isso foi há metade de uma vida. Agora Lago Perdido está prestes a deslizar para o passado de Eby. O seu marido George faleceu há muito tempo. A maior parte da sua exigente família desapareceu. Tudo o que resta é uma velha estância de cabanas outrora encantadoras à beira do lago a sucumbirem ao calor e à humidade do Sul da Georgia, e um grupo de inadaptados fiéis atraídos para Lago Perdido ano após ano pelos seus próprios sonhos e desejos. É bastante, mas não o suficiente para impedir Eby de abrir mão de Lago Perdido e vendê-lo a um empreiteiro.
Este é por isso o seu último verão no lago… até que uma última oportunidade de reencontrar a família lhe bate à porta.
Opinião: A leitura deste livro foi algo bizarra, não pela historia, mas por incrivel que pareça na minha estranheza do português... eu sei, nem eu entendi bem, mas a leitura deste livro acabou por ser bastante lenta inicialmente, devido a palavras que me “incomodaram”, e a expressões que não entendia como a do coelho roubado. Aproveito para agradecer aos membros do grupo facebbok do sinfonia, que me explicaram o significado. Conclusão tenho que ler mais livros com as alteraçoes resultantes do acordo, com o qual não concordo nada. Desabafo terminado. Gostei do livro, mas parte de mim ficou um pouco desapontada, estava à espera de mais romance, este quase não existe. O que sim existe e muito é o toque da autora em criar personagens e situações magicas. Este é um livro sobre continuar, seguir em frente. Existe várias personagens, não considero que exista um ou uma protagonista, mas vários. Todos tem como ponto central o Lago perdido, um empreendimento turístico, cuja dona esta a ponderar vender. A autora intercala as memorias da dona a Eby, com relatos na primeira pessoa de diferentes personagens:
Eby: pertence a uma família cujas mulheres nunca foram completamente felizes no amor, e cuja fome por dinheiro nunca acaba. Ninguém esperava que a normal Eby conseguisse um marido rico. Mas Eby amava o marido e com ele abandona tudo para criar um lugar longe da “fome” dos seus.
Kate: sobrinha neta de Eby. Começa este livro por “acordar” de um ano de luto. A morte do marido foi um choque. Submete-se a tudo o que a sogra diz e ordena. Numa atitude rebelde, vai passar uns dias com Eby, para recordar o melhor verão da vida dela. Vai ajudar a Eby, e reencontra o amor de juventude o Wess.
Wess: a infância foi tudo menos feliz, e Kate foi um raio de esperança. Sente culpa pela morte do irmão, Billy, uma criança que para fugir à realidade sonhava em se transformar em aligator.
Devin: filha de Kate, sonhadora irreverente, um estilo de moda único e original. Faz um amigo que todos pensam não existir um estranho aligator chamado Billy.
Selma: mulher fatal, passa o verão na estância. Tem um segredo magico para o seu sucesso com os homens. Esta-se sempre a disputar com outra veraneante a Bulahdeen
Bulahdeen: a combatente. Do nada construiu a vida com que sempre sonhou. Adora vinho e a Sela, apesar das disputas.
Linette: a minha personagem favorita: cozinheira de Eby. Encontraram-se em Paris na lua de mel da ultima. Linette tinha 16 anos e tentava o suicidio. Ouve , mas não fala, para comunicar escreve notas que depois destroi. Sente-se culpada por uma nota que escreveu com consequências graves. Tem muitos rituais, e um implica uma cadeira que pertence a um fantasma. Gosta do Jack, um veraneante silencioso, mas os anos passam e nenhum faz nada, mas este é o ultmo verão do Lago perdido, e tudo pode acontecer.
Nota: 3 /5

Sem comentários:

Enviar um comentário