quinta-feira, 20 de novembro de 2014

208: De abejas y brumas - Erick Setiawan

 
Titulo: De abejas y brumas

Titulo original: Of bees and mist

Autor/a: Erick Setiawan

Editora: Ediciones B

Páginas: 459

Género: Fantasia


Desafio 2014 :    new author 

Sinopse original: Of Bees and Mist is an engrossing fable that chronicles three generations of women under one family tree and places them in a mythical town where spirits and spells, witchcraft and demons, and prophets and clairvoyance are an everyday reality.

Meridia grows up in a lonely home until she falls in love with Daniel at age sixteen. Soon, they marry, and Meridia can finally escape to live with her charming husband’s family—unaware that they harbor dark mysteries of their own. As Meridia struggles to embrace her life as a young bride, she discovers long-kept secrets about her own past as well as shocking truths about her new family that push her love, courage, and sanity to the brink.
Opinião: o inicio deste livro foi um pouco complicado. O mundo criado pelo autor é estranho, bizarro, não consegui definir a época, talvez início do séc. 20. este livro é uma espécie de conto para adultos. Magia, sortilégios, maldições, coisas estranhas a acontecer é algo muito normal neste livro. Comecei a apreciar a intriga quando conheci a Eva a vilã, fez coisas horríveis, cruéis, fez sofrer aqueles que dizia amar, não aceitei aquilo que fez, mas por incrível que pareça, entendi. Compreendi o medo oculto que condicionou quase toda a sua vida a ser um ser maquiavélico e mau. Este livro conta a historia de Meridia uma jovem que cresceu numa casa amaldiçoada, com pais que a ignoravam, mal falavam e que viviam rodeados de uma bruma estranha, nada simpática, resultado de algo que aconteceu após o seu nascimento e que levou à destruição do grande amor dos pais, e que um frio gélido, e pode-se dizer eterno, porque não desaparecia. Na grande festa local dedicada aos espíritos, conhece o jovem por quem se apaixona, e casa. Mas os sonhos que construiu vão sendo destruídos graças à sogra Eva. Daniel é um jovem tímido, um pouco submisso em relação à mãe e diria covarde nos momentos centrais da intriga, mesmo a Meridina não ter sido muito melhor. Ama Meridia e acredita que a mãe é um ser sem defeitos que aceita a esposa. Estes dois vão morar na casa de família dele, outra casa amaldiçoada, com segredos, uma morte misteriosa e abelhas, muitas abelhas, invisíveis para quase todos e que estão ligados à maldade da Eva. Este livro conta a historia deste casal ao longo de alguns anos: os problemas, as reconciliações, separação, reconciliação, tudo sempre com o dedo da Eva que nesse aspecto é genial, o ultimo golpe que envolveu uma das filhas é que não resultou. Existem personagens secundários interessantes: os pais dela, ele vive fechado no escritório sai apenas para comer os pratos preparados pela esposa (tem uma espécie de trato), e de noite quando vai dormir a outro lado, a esposa vive num mundo isolado, constantemente a cozinhar e a falar numa língua estranha; na família dele: o pai um homem adorável, submisso à esposa, que o “tortura” com as suas abelhas magicas quando quer algo ou vingar-se, a irmã mais velha , que me surpreendeu, a preferida da Eva, snob fria, mas que vai ser fundamental na primeira reviravolta da vida da Meridina, sofre a alteração mais profunda, a irmã mais nova parecida com o pai, ignorada, humilhada pela mãe, o autor poderia ter sido mais simpático com esta personagem..., a Patina velha cozinheira que esconde um segredo com Eva, envolve uma morte, e vive sob a culpa de algo que Eva utiliza para se vingar e manipular,; a Hannah a melhor amiga de Meridina e da qual ainda tenho duvidas se existe realmente ou não. Este é um livro que se estranha, mas depois se entranha, apesar de ser um pouco violento se vermos bem os acontecimentos. Este é daqueles livros que ou se ama ou detesta.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário