terça-feira, 30 de setembro de 2014

178: Le trône de fer - George R. R. Martin


Titulo: Le trône de fer
Titulo original: A game of thrones
Autor/a: George R. R. Martin
Editora: J'ai Lu
Páginas: 786
Género: Fantasia
Desafio 2014 : mount tbr reading ; new author 

Sinopse original: Summers span decades. Winter can last a lifetime. And the struggle for the Iron Throne has begun.

As Warden of the north, Lord Eddard Stark counts it a curse when King Robert bestows on him the office of the Hand. His honour weighs him down at court where a true man does what he will, not what he must … and a dead enemy is a thing of beauty.

The old gods have no power in the south, Stark’s family is split and there is treachery at court. Worse, the vengeance-mad heir of the deposed Dragon King has grown to maturity in exile in the Free Cities. He claims the Iron Throne
Opinião: 1° livro da série: A game of thrones. Ainda não vi a série, mas fiquei com curiosidade. Ganhei coragem para ler a série devido à maratona literária dedicada a calhamaços. Não sei se é da tradução, mas achei o texto, sobretudo inicialmente bastante pesado, por vezes tinha a sensação que o tradutor deveria ter consultado o dicionário para colocar todos os sinónimos de uma palavra, sobretudo das chamadas “caras”, o meu vocabulário ficou mais rico... Depois da adaptação, comecei a gostar mais daquilo que estava a ler. Esta série é sobre poder e tudo aquilo a que estas disposto para o obter. Candidatos são muitos. Conspirações, manipulações, traições são o pão nosso de cada dia. Mas no meio de desconfiança pode-se encontrar a esperança, a amizade, e o amor quando menos se espera. O ambiente é medieval, que diga-se é o meu favorito no género fantástico. Westeros é o nome dada a 7 reinos. Durante séculos foi a família do brasão do dragão que reinou, até que surge Richard, e pela força ganha o trono. Os anos passam, de valente guerreiro, o rei passa a alguém de diferente, usado pelo tempo, desgastado, sentimento que são aproveitados pela família da esposa, que ele detesta, de tomar certas medidas. Os Lassiters são a família mais poderosa, e o trono com o poder total é um objectivo. Mas não são os únicos. A antiga família reinante não foi toda massacrada, e querem o trono de novo. O autor intercala os capítulos entre as famílias e os personagens que se diga são bastantes. Protagonistas ou secundários são personagens com carácter, podemos amar uns e detestar outros, mas todos são marcantes. Decidi falar daqueles que acho vão surpreender :
Bran : tem 7 anos, é um dos filhos da Mão do rei lord Eddard. A família reina no norte. O seu clã é o Lobo. No inicio do livro é encontrada uma lobisomem morta com 5 filhotes. Cada filho do Mão do rei fica com um. O de Bran chama-se verão. Vê aquilo que não devia, sofre uma ataque. Sobrevive, mas fica paralisado. Este ataque vai acelerar o processo da toma do trono pelos Lassister e pela rainha.
Jonh Snow : filho bastardo de Eddard. Apesar de morar e ser reconhecido pelo pai como filho continua ilegítimo, e a esposa do pai faz de tudo para lhe mostar qual o seu lugar. Sem possibilidade de herdar alista-se na Guarda da Noite. Esta elite de cavaleiros foi constituída para guardar o Muro  que separa o norte do outro lado que é um mistério. Estes cavaleiros funcionam um pouco como os cruzados : juramento de fidelidade , de se tratarem como irmão, de não formarem família. Este é um personagem complexo, com sentimentos confusos. O seu lobo é albino e chama-se fantasma.
Arya : filha de Lord Eddard. Uma maria rapaz. Mais interessada em aprender a lutar do que a bordar. Na parte final escapa à tentativa de a matarem ou pior. Estou muito curiosa para ver a evolução desta personagem.
Tyrion : irmão da rainha. É anão, inteligente sabe pegar nos seus pontos mais fracos e torna-los em força. Esta é daquelas personagens que se pode esperar tudo. Manipulador, às vezes penso que tem algo especifico na mente.
Daenerys : sobrevivente da família real deposta. Nasceu depois de tudo. Toda a vida viveu a fugir, anseia voltar à casa aonde passou a infância. De aspecto frágil vai-se revelar uma guerreira. O irmão (outro sobrevivente) vai vende-la a um senhor de guerra das tribos dos cavalos Kal Drogo. O contraste entre estes dois é enorme. Surpreendente vai ser doce com Daenerys e entre os dois nasce algo. Adorei os capítulos desta personagem. Lamento aquele final. Outra personagem que quero ver a evolução, porque promete.
Book trailer: neste caso da série

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário