segunda-feira, 25 de agosto de 2014

157: Boneshaker - Cherie Priest



Titulo: Boneshaker

Titulo original: Boneshaker

Autor/a: Cherie Priest

Editora: Eclipse

Páginas: 463

Género: Steampunk

Site autor/a: http://www.cheriepriest.com/

Desafio 2014 : mount tbr reading ; new author

Sinopse original: In the early days of the Civil War, rumors of gold in the frozen Klondike brought hordes of newcomers to the Pacific Northwest. Anxious to compete, Russian prospectors commissioned inventor Leviticus Blue to create a great machine that could mine through Alaska’s ice. Thus was Dr. Blue’s Incredible Bone-Shaking Drill Engine born.

But on its first test run the Boneshaker went terribly awry, destroying several blocks of downtown Seattle and unearthing a subterranean vein of blight gas that turned anyone who breathed it into the living dead.

Now it is sixteen years later, and a wall has been built to enclose the devastated and toxic city. Just beyond it lives Blue’s widow, Briar Wilkes. Life is hard with a ruined reputation and a teenaged boy to support, but she and Ezekiel are managing. Until Ezekiel undertakes a secret crusade to rewrite history.

His quest will take him under the wall and into a city teeming with ravenous undead, air pirates, criminal overlords, and heavily armed refugees.
And only Briar can bring him out aliv

Opinião: 1° livro da trilogia Boneshaker. O inicio é um pouco lento, e talvez devido ao cansaço achei confuso. Fim do séc. 19. a América continua em guerra civil. Mas em Seatle o problema é outro. Um cientifico inventa uma maquina perfuradora, nada fora do normal, numa sociedade em que a tecnologia esta em constante evolução. Mas algo de errado ocorre, a maquina destrói a zona financeira da cidade, e ao faze-lo, liberta do subsolo um estanho gaz: inodoro, invisível (apenas visível graças a umas lentes especiais), mas muito denso. Apos o choque vem a realidade, este gaz esta a contaminar tudo, e a transformar as pessoas em zombies. É então decido fechar Seatle de forma a controlar os danos construindo uma especie de capsula em torno da cidade, e uma nova cidade nasce nos arredores. Blair é uma viúva que vive no limiar do desespero e da miséria, mas que não desiste pelo filho. Blair é odiada por todos, foi o marido que construiu Boneshaker, a maquina que libertou o gaz. Lutadora, um pouco rebelde, mas muito fechada, o que vai ter consequências. O filho decide entrar em seatle e descobrir a verdade sobre o pai e o avô materno outra figura legendaria do período apos o desastre. Este livro é contado a 2 vozes:

- pelo Zeke, filho da Blair. Orgulhoso, farto de silêncios e de ser humilhado por ser quem é, descobre por uma amigo, que existem pessoas, além dos zombies, a viver dentro da capsula que limita Seatle. Arranja um plano e consegue entrar, disposto a encontrar a casa dos pais e tentar descobrir algo.

- pela Blair, decide ir atras do filho antes que este morra.

Ambos vão descobrir um mundo novo, perigoso. Seatle é habitado por zombies, mas também por grupos de humanos uns diferentes dos outros, pessoas que não tiveram tempo de escapar, voltaram a entrar, ou nunca tiveram a intenção de sair (destaco a Lucy dona de uma bar e do seu grupo de amigos, e a princesa, uma velhota com genica que esconde algo), o grupo dos chineses ( misteriosos, são eles os responsaveis pela entrada de ar em algumas zonas da cidade), o maquiavélico e misterioso doutor Minnerich, que esconde o rosto, cientifico e inventor, que para manter um estilo de vida e ter acesso a peças desenvolve uma droga feita com o gaz (o grande mistério é saber se ele é ou não o marido de Blair), e os piratas do ar (gostei deste grupo). Romance não existe, este é um livro de aventuras. A parte final é bastante movimentada e deixa em aberto o futuro dos personagens principais e futuras escolhas.

Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário