domingo, 27 de julho de 2014

136: Morwenna - Jo Walton


Titulo: Morwenna
Titulo original: Among others
Autor/a: Jo Walton
Editora: Denoël lunes de encre
Páginas: 334
Género: diário
Desafio 2014 : new author

Sinopse original: Raised by a half-mad mother who dabbled in magic, Morwenna Phelps found refuge in two worlds. As a child growing up in Wales, she played among the spirits who made their homes in industrial ruins. But her mind found freedom and promise in the science fiction novels that were her closest companions. Then her mother tried to bend the spirits to dark ends, and Mori was forced to confront her in a magical battle that left her crippled--and her twin sister dead.

Fleeing to her father whom she barely knew, Mori was sent to boarding school in England–a place all but devoid of true magic. There, outcast and alone, she tempted fate by doing magic herself, in an attempt to find a circle of like-minded friends. But her magic also drew the attention of her mother, bringing about a reckoning that could no longer be put off…
Opinião: Decidi classificar este livro como diário, porque não consigo encaixa-lo num género especifico. A intriga é um pouco surrealista por vezes, mas ao mesmo tempo realista, a autora soube juntar fantasia com vida corrente e normal. O livro é o diário de Morwenna uma jovem escocesa de 15 anos que após um terrível acidente que a deixa com problemas de mobilidade numa perna, e no qual a sua irmã gémea morre, decidi fugir para Inglaterra à procura do pai que não conhece. Morwenna culpa a mãe da morte da irmã e de ser uma feiticeira que a quer matar. A protagonista acredita em magia, e mais importante vê e fala com seres magico, elfos e fadas. No diário ela relata a chegada à mansão em que mora o pai, a forma como se começam a conhecer, e mais importante o elo de ligação entre os dois: a ficção cientifica. A protagonista é fã e consumidora deste género e isso nota-se na quantidade de reflexões e citações sobre os grandes clássicos. Esta paixão vai mais tarde ajuda-la, porque na casa do pai quem manda são as 3 tias que ela acredita serem feiticeiras e quererem destruir a sua magia. Estas tias enviam-na para uma escola de prestigio, a mesma que elas frequentaram, o problema é que é um instituto voltado para o desporto. É na biblioteca que acaba por passar a maior parte do tempo até que integra um clube de leitura de fãs de ficção cientifica. Este grupo vai fazer com que esqueça os momentos difíceis na escola, mas acima de tudo que ganhe confiança. Por momentos o diário pode ser considerado banal, no fundo é o registo da vida de uma adolescente, que conta os seus problemas, angustias, que escreve sobre o que acontece no mundo. Ao longo da leitura acompanhamos o seu crescimento em vários sentidos incluindo o despertar sexual, do seu corpo, do primeiro amor e da atracção física. Isto sempre misturado com a sua crença em magia, dos sortilégios de protecção. Acho que a autora quis manter a duvida se a magia existe, se a historia é verdade ou ilusão até ao final, e deixar a escolha ao leitor. Este é um livro sobre descoberta, mas acima de tudo de perdão de si mesmo, do sentimento de culpa, e da forma como reagimos a ela. Nota: a lista de livros que ela leu é impressionante e interessante. Este é um livro que pode não agradar a muitos e tornar-se pesado precisamente pelas constantes referências a livros.
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário