quinta-feira, 19 de junho de 2014

109: L'insoumission - Sonia Alain


Titulo: L'insoumission
Titulo original: L'insoumission
Autor/a: Sonia Alain
Editora: Les éditeurs réunis
Páginas: 344
Género: Romance de época / idade média
Desafio 2014 : new author
Sinopse original: 1349. Une guerre qui semble durer depuis toujours entre la France et l’Angleterre ne cesse de faire de nouvelles victimes dans les deux camps.
Contrainte de fuir vers des contrées lointaines, Anne de Vallière aura à faire face à une culture diamétralement opposée à ses croyances. Comment affronter la dure réalité des harems que veut lui imposer son époux, mais surtout, comment protéger ses enfants dans cet environnement hostile ? Hélas, quand celui qu’elle aime prend le rôle de cheikh auprès du Sultan, il devient un tout autre homme. Quelqu’un qui lui est totalement étranger.
Pendant ce temps, en France, le passé trouble de Joffrey de Knox refait surface, fragilisant le lien qui l’unit à Anne. La jeune femme devra regagner la cour du roi afin de se battre pour préserver ce qui lui appartient de droit. Seulement, un ennemi du passé tentera de lui barrer la route. Plusieurs questions viendront la tourmenter : Jusqu’à quel point la cour du roi est-elle corrompue ? Jusqu’où est-elle prête à aller par dévotion pour Joffrey ? L’amour à lui seul est-il suffisant pour contrer la haine qui déchire les deux royaumes et l’insatiable soif de pouvoir des hommes ?
Opinião: ultimo livro da trilogia “L'amour au temps de la guerre de cent ans”. O estilo é o mesmo: introdução histórica, poucos diálogos. Esta trilogia deveria-se chamar: as 7 vidas de Anne de Vallière Knox, aconteceu de tudo a esta personagem, mesmo de tudo... o que acabou por ser um exagero. Gostei sobretudo da parte final do livro. Spoiler. Para fugir à peste negra Jeoffrey decidi partir para o norte de África, aonde tem um palácio e o titulo de cheick. Para a protagonista é um choque descobrir que não sabe tudo do marido. Existe um grande choque de culturas. Esta parte pode ser considerada erótica, muitas cenas sensuais e de sexo, é que a Anne ao descobrir que o marido possui um harém decide , após o choque, aprender as técnicas de sedução de forma a lutar com as mesmas armas. O protagonista foi um pouco estúpido nesta parte, ponto positivo, foi sempre fiel depois que casou... A vida é complicada, a concubina favorita não esta contente e decide vingar-se aliando-se a um inimigo de Jeoffrey. O ambiente também não é dos melhores para os franceses. Mas não é apenas a Anne que sofre , o Jeoffrey também vai ter a sua dose de desgraças. Achei fria a atitude em relação ao Hassan , estava à espera de mais e detestei aquela conclusão. Voltam para França depois de muitas peripécias, para descobrir que Rémi actuou na calada para ganhar os favores do rei e apoderar-se das terras dos Knox. Esta parte é cheia de acção e sobretudo conspirações, tentativas de morte. Em conclusão é uma trilogia simpática,e que reúne as bases de um romance sentimental, único senão a violência inicial e poucos diálogos.
Nota: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário