quinta-feira, 29 de maio de 2014

90: Qui es-tu? - Julia Heaberlin


Titulo: Qui es-tu ?
Titulo original: Playing dead
Autor/a: Julia Heaberlin
Editora: France loisirs
Páginas: 473
Género: Romance
Desafio 2014 : new author

Sinopse original: “Dear Tommie: Have you ever wondered about who you are?”
The letter that turns Tommie McCloud’s world upside down arrives from a stranger only days after her father’s death. The woman who wrote it claims that Tommie is her daughter—and that she was kidnapped as a baby thirty-one years ago.
Tommie wants to believe it’s all a hoax, but suddenly a girl who grew up on a Texas ranch finds herself linked to a horrific past: the slaughter of a family in Chicago, the murder of an Oklahoma beauty queen, and the kidnapping of a little girl named Adriana. Tommie races along a twisting, nightmarish path while an unseen stalker is determined to keep old secrets locked inside the dementia-battered brain of the woman who Tommie always thought was her real mother. With everything she has ever believed in question, and no one she can trust, Tommie must discover the truth about the girl who vanished—and the very real threats that still remain.
Opinião: Apesar do mistério e suspense, não considero este um romance policial. A escrita é simples, mas com o ritmo um pouco lento em alguns capítulos. A intriga é relatada na 1° pessoa pela protagonista Tommie, temos assim direito ao que acontece, mas também a pensamentos e memorias, algo fundamental para entender melhor a própria Tommie. Gostei da protagonista, inicialmente um pouco perdida, vai crescendo e afirmando-se ao longo da intriga. Bastante directa, um pouco brusca e que vive para a família e para a profissão que escolheu. Filha de um antigo Marchal e fazendeiro, e de uma dona de casa, Tommie cresceu a dar valor as coisas, a trabalhar para obter aquilo que queria, mesmo sendo milionária. De aspecto delicado, ninguém diria que foi campeã de rodeio, sonho que terminou de forma bruta quando caiu e ficou com o braço esmagado numa prova. Adeus sonho do rodeo e de grande pianista ( este era da mãe dela, pianista e amante de musica clássica)., e sentindo-se culpada e perdida termina com o namorado, que ela continua a amar. No inicio do livro encontramos a Tommie a sofrer pela morte do pai, e a ler o correio. E no meio de tantas cartas uma dirigida a ela, de uma mulher que diz que ela é a sua verdadeira mãe, e que ela foi raptada. Primeiro é a negação, depois o espanto, mas coisas estranhas começam a acontecer, e a única pessoa que a pode informar é a mãe, mas esta sofre de demência e os momentos de lucidez são raros. O que vai descobrir abre muitas interrogações, a principal, será ela a filha de um mafioso preso pelo massacre de uma família? Qual o passado da mãe? Quem é afinal ela? Algumas coisas poderiam ter sido mais desenvolvidas pela autora. A melhor parte é o final surpreendente, não estava à espera de algumas coisas. A parte romance, pouco explorada pela autora, o que é pena porque o casal tinha química e gostei bastante do Hudson. Alguns personagens:
Tommie: protagonista, psicóloga, trabalho num rancho para crianças com problemas.
Hudson: antigo namorado da Tommie. É agente de segurança privado e professor de karaté. A relação com a Tommie é complicada, nenhum quer dar o 1° passo.
Sadie: irmã de Tommie, cria joias, é uma desenhadora famosa, a família é rica, mas continua a viver numa caravana, nos terrenos que possui e aonde quer construir uma casa. Boémia, mas muito organizada. Mãe solteira.
Maddie: a sobrinha de Tommie, alegre, sempre sorridente, tem um tumor e que não podem operar, uniu a família
Lyle: amigo do pai dela e jornalista
Jack: personagem misterioso, diz-se jornalista, esconde muito
Truck: irmão mais velho da Tommie, morreu quando tinha 18, é uma especie de sombra durante toda a intriga
Anthony : pai biologico de Tommie, inteligente, culto, frio, esta na prisão por ter assassinado a familia de um agente do FBI. manipulador
Nota: 3,5/5

Sem comentários:

Enviar um comentário