segunda-feira, 7 de abril de 2014

58: L'homme de Lewis - Peter May

 
Titulo: L'homme de Lewis
Titulo original: The Lewis man
Autor/a: Peter May
Editora: Babel noir
Páginas: 380
Género: Suspense
Desafio 2014 : new author
Sinopse original: A MAN WITH NO NAME. An unidentified corpse is recovered from a Lewis peat bog; the only clue to its identity being a DNA sibling match to a local farmer. A MAN WITH NO MEMORY. But this islander, Tormod Macdonald - now an elderly man suffering from dementia - has always claimed to be an only child. A MAN WITH NO CHOICE. When Tormod's family approach Fin Macleod for help, Fin feels duty-bound to solve the mystery
Opinião: 2° livro da trilogia de Lewis. Gostei mais do que o primeiro. Menos descritivo, mais dialogo, os personagens são mais presentes na intriga. O autor volta a intercalar o passado com o presente. Adorei a parte do passado, apesar de triste e dramática, mas fez com que o livro fosse mais emotivo, mais sensível. A parte final surpreende, mas no fundo acaba por ser o fechar de um ciclo para determinados personagens. Este é um livro ambiente “pesado”, mas não tão “negro” como o anterior. A intriga começa com a descoberta de um corpo enterrado na turfa. Todos acreditam pertencer a alguém com séculos talvez, mas um especialista descobre na autopsia que isso é impossível. Além de uma tatuagem do Elvis, descobre que a pessoa tinha sofrido uma intervenção cirúrgica, e foi torturado antes de assassinado. A identidade é um mistério, mesmo depois de descobrirem, graças ao ADN recolhido na morte do anterior livro, que este tem uma ligação com o pai de Marsaili. O problema é que este tem Alzheimer, e nem tudo o que diz tem lógica. Finn vai ajudar na investigação, não como policia, pediu a demissão e voltou para a ilha, mas pelo envolvimento da família de Marsaili e de Fionnlagh. De forma paralela acompanhamos o regresso de Finn, a vontade de reconstruir a casa dos pais, as memorias. Esta é uma personagem que anda perdida, sem saber vem o que fazer em seguida, como reagir a antigos amigos, e em especial a Marsaili, ao filho. Outra historia paralela é a luta de Donna e Fionnlagh por criarem a filha, por estarem juntos, o que não agrada a Donald. Gostei de ver a evolução da personagem do Donald. Outra personagem interessante é o inspector Gunn que volta a ter destaque, e que arranja forma de Finn o “auxiliar”. E depois existe o pai de Marsili. É através das suas memorias confusas que conhecemos uma historia, triste, de solidão, sofrimento, de 2 rapazes e uma rapariga, católicos, abandonados num orfanato protestante, e que uma aposta estúpida tem consequências terríveis, e que leva a uma vingança que aparentemente não tem fim. E nem tudo em que sempre acreditaram é verdade.
Nota: 4/5

2 comentários:

  1. Olá! Passei pelo blog e gostei muito e já estou a seguir! Comecei o meu blog agora recentemente e gostaria muito se pudesses passar por lá e talvez seguir! Ainda está no ínicio mas vai crescendo :)

    XO, johnsreportblog.blogspot.com

    ResponderEliminar