domingo, 22 de dezembro de 2013

225: La voleuse de livre - Markus Zusak


 
Titulo: La voleuse de livres

Titulo Original: The book thief

Autor/a: Marcus Zusak

Género: histórico

páginas: 564

Site do autor-a:http://www.randomhouse.com/features/markuszusak/


Sinopse:It is 1939. Nazi Germany. The country is holding its breath. Death has never been busier, and will become busier still.

Liesel Meminger is a foster girl living outside of Munich, who scratches out a meager existence for herself by stealing when she encounters something she can’t resist–books. With the help of her accordion-playing foster father, she learns to read and shares her stolen books with her neighbors during bombing raids as well as with the Jewish man hidden in her basement.

In superbly crafted writing that burns with intensity, award-winning author Markus Zusak, author of I Am the Messenger, has given us one of the most enduring stories of our time

Opinião: Esta é , e cito "uma historia. Uma historia depois de uma historia. Uma historia dentro de uma historia". Eu já li varias opiniões a este livro, todas positivas, as expectativas eram altas e não me desiludi. Poderia ser considerado uma fábula, pela forma como foi escrita, pelo forma como foi contada, pela magia que vive com a realidade. O narrador é a morte, que intrigada por uma humana decide acompanhar um pouco a sua vida. Liesel é uma órfã, que no inicio mal sabe ler, mas que rouba livros, porque estes fazem-na esquecer os pesadelos, e conhecer palavras e outras emoções. A morte relata a sua chegada à família de acolhimento, a rotina, os amigos, inimigos, isto numa Alemanha em inicio de guerra. De uma forma simples, por vezes triste, o autor conta um outro lado da guerra, aquela que viveram os alemães, os que são contra, os que são a favor. Este livro tem cenas bastante fortes, que sem grandes floreados, nos fazem reflectir, e chorar. Os personagens são interessantes: a Liesel, que teve que crescer de forma rápida, o Rudy melhor amigo dela, companheiro das brincadeiras, dos roubos, e que cujo sonho é dar-lhe um beijo; os pais adoptivos da Liesel, ele pintor, que detesta o rumo que a Alemanha segue, que vive de biscates e adora tocar acordeão, ela que passa a vida a gritar e a chamar nomes, mas no fundo ama os dois; Max, judeu, filho de um antigo colega do pai de Liesel, devido a uma promessa deste ultimo ao pai dele, vive escondido, na cave debaixo de uma escada, Liesel é a sua janela para o mundo, é pelas suas historias e pequenas lembranças que ele consegue "ver" a luz do dia e sonhar com uma vida; Elsa a mulher do presidente da câmara, que mostrou e deixou Liesel entrar na sua biblioteca, sabe que ela rouba os livros, mas entende a sua necessidade; a Morte, entidade que recolhe almas, que vê o mundo através de cores, e que ficou intrigada e curiosa com o destino de uma simples humana. Gostei da estrutura do livro: no inicio de cada capitulo existe um resumo com os pontos principais, com comentário
a cenas, e com ilustrações e pequenas historias, estas criadas por um personagem o Max. Este é um livro que recomendo para qualquer idade.
Book trailer:
 
 
 
 
Nota: 4,5/5



Sem comentários:

Enviar um comentário