segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

220: Coupe gorge - Carol O'Connell


Titulo: Coupe gorge
Titulo original: Winter house
Autor/a: Carol O'Connell
Editora: Pocket
Páginas:404
Género: Policial
Sinopse original: It seems cut-and-dried at first: A burglar has been caught in the act and killed by a scissors-wielding homeowner. Except that the dead man was no burglar, but a hired killer. And he was stabbed not with a pair of scissors, but with an ice pick - and then with the scissors. And the homeowner is in fact the most famous lost child in NYPD history, missing for almost sixty year, thought to have been kidnapped after the massacre of her family - five siblings, father, stepmother, nanny, and housekeeper - nearly the entire household wiped out ... with an ice pick." As Mallory and her official and unofficial partners, Riker and Charles Butler, investigate, a remarkable story begins to emerge - one of murderous greed and family horror, abandonment and loss, revenge and twisted love - a ghost story peopled by all-too-real flesh and blood. And in the end, though more people will die, and not well, it is Mallory herself who will be most changed.
Opinião: 8° livro da série Kathy Mallory. Adorei este livro, apesar de ser previsível. Neste livro os personagens secundários têm bastante protagonismo, em especial uma . A autora intercala a investigação policial, aonde se destacam como sempre a sociopata da Mallory, o amigo do copo e alérgico à limpeza do Riker, e o gentleman, apaixonado da Mallory e psi de serviço o Charles. Achei um pouco estranho, depois dos acontecimentos do ultimo livro, a relação tão “normal” entre a Mallory e o Riker, estava à espera de alguma frieza. Consigo definir este livro em duas palavras: Paranoia e segredos. Anos 40, a sociedade acorda com algo chocante. Uma família de posses, os Winter, foi quase toda massacrada em casa, assassinados a sangue frio com um picador de gelo. Uma família composta pelos pais e 9 filhos. Salvaram-se uma menina de 5, um menino de 8 que não se encontravam em casa e uma bebé, que actualmente ninguém se lembra dela e que misteriosamente desapareceu anos depois. A mais velha Nedda, com 11, mais conhecida como a Russa, devido à cor do cabelo e ao quadro que o pai tinha feito dela nua, algo que se tornou num escândalo da época, desapareceu e ninguém sabe o que lhe aconteceu, nunca mais foi vista, e teceram-se inúmeras teorias. O criminoso nunca foi apanhado. Actualidade: Mallory é chamada à famosa casa dos Winter, aparentemente um dos donos apanhou um ladrão e acabou por mata-lo. Mas ao chegar descobre que o dono é uma senhora idosa, a desaparecida Nedda. O ladrão foi morto com umas tesouras, mas tudo aponta para um picador de gelo após autopsia. As questões são muitas, aonde é que esteve, teve algo a ver com o que aconteceu à anos, o que aconteceu afinal? Nedda é uma personagem complexa, solitária, desesperada por um pouco de calor familiar, atormentada, perdida, e que esconde muitos segredos. Toda a família de Nedda é interessante, e bizarra: os irmãos, Cléo e Lionel que sobreviveram, ignoram Nedda, são frios, agem de forma mecânica, Bitty a sobrinha de Nedda e filha de Cléo com 40 anos comporta-se como uma criança, mas é bastante inteligente, maquiavélica e um pouco macabra, Shelton pai de Bitty e ex de Cléo é o típico advogado manhoso. A forma como a autora conjuga estas personagens é interessante, os esqueletos no armário são alguns. Num momento pensamos uma coisa, no seguinte ficamos na duvida. O estilo mantêm-se simples, frases curtas. Gosto quando a autora introduz as famosas noites de poker, que se podiam chamar o dia de « depenar » o Charles. Um bom polar, leve apesar do ambiente paranoico.
Nota: 4,25/5

3 comentários:

  1. Olá,

    Um género de literatura que gosto mas que infelizmente não tenho tudo muito tempo para me dedicar, a ver se consigo ler em 2014.

    Pelo que percebo és admiradora da escritora e parece-me bem interessante ;)

    PS: Não consigo tornar-me seguidor do teu blogue, seja como for já o adicionei ao meu ;)

    Bjs e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. boa noite :) Esta é uma autora que descibri este ano e que me surpreendeu, a protagonista é atipica, sobreviveu a algo dramatico, viveu na rua o que a fez crescer, ser fria, ter sérias dificuldades nas relações sociais e em compreender o limite do bom e do errado. é um genio da informatica e faz uso das capacidades nem sempre pelos melhores motivos. é estranho não poderes inscrever-te, obrigado por seguires, e vou ver o que pode estar a acontecer. bjs e boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Ois,

    Bem parece sem duvida ser muito interessante em certa medida a lembrar uma das protagonistas da trilogia Milennium do Lars :)

    Pois não consigo, mas quando ter logo me torno seguidor, seja como for vou vendo as novidades pelo meu blog ;)

    Bjs

    ResponderEliminar