terça-feira, 29 de outubro de 2013

178: Un don - Toni Morrison


Titulo: Un don
Titulo original: A mercy
Autor/a: Toni Morrison
Editora: 10/18
Páginas: 193
Género: Romance historico
Sinopse original: In the 1680s the slave trade in the Americas is still in its infancy. Jacob Vaark is an Anglo-Dutch trader and adventurer, with a small holding in the harsh North. Despite his distaste for dealing in “flesh,” he takes a small slave girl in part payment for a bad debt from a plantation owner in Catholic Maryland. This is Florens, who can read and write and might be useful on his farm. Rejected by her mother, Florens looks for love, first from Lina, an older servant woman at her new master's house, and later from the handsome blacksmith, an African, never enslaved, who comes riding into their lives.A Mercy reveals what lies beneath the surface of slavery. But at its heart, like Beloved, it is the ambivalent, disturbing story of a mother and a daughter-a mother who casts off her daughter in order to save her, and a daughter who may never exorcise that abandonment.
Opinião: Este livro esta cheio de sentimentos e emoções: tristeza, amargura, revolta, indiferença, crueldade, esperança e alegria (estas duas pouco). Através do relato pessoal de várias personagens, que viram as suas vidas interligadas, de confissões, acompanhamos o percurso de vida dos mesmos durante uma época nada fácil, fim do séc. 17. A autora , mesmo sendo um livro pequeno, consegue um relato fiel da historia americana. As personagens formam um grupo atípico, tive pena que algumas personagens tivessem uma pequena participação, ou nenhuma no relato pessoal. Em contrapartida não estava à espera da participação de uma, mas com aquele final até se entende. Este livro pode se resumir, pelas ultimas palavras do livro, uma justificação para uma escolha, e que diz tudo. As personagens:
Jacob – órfão, herdou inesperadamente de um tio. Ateu, contra a escravatura, termina por arranjar 3 empregadas diferentes e que formam o núcleo do livro: Lina ultima sobrevivente de uma tribo índia; Florens uma escrava negra de 8 anos; Sorrows uma menina branca meio louca. Através dos olhos deste personagem a autora apresenta o mercado dos escravos, a vida daqueles que comerciam vida, da influência da igreja nas decisões. Casa com Rebekka uma mulher que responde a um anuncio, mas com a qual se entende e aprende a gostar. Personagem com vida difícil marcada pela morte dos filhos e com a necessidade de construir casas.
Rebekka: o anuncio de Jacob torna-se o bilhete para a liberdade, mesmo tendo que ir para um continente diferente viver com um homem que não conhece. Apesar de não gostar inicialmente das empregadas vai criar laços de amizade com Lina. É a personagem que mais transformações têm, as ultimas tudo menos positivas.
Lia: ultima sobrevivente de uma tribo índia. É comprada por Jacob a um casal religioso que a maltratava. Perdida entre dois mundos vai criar a sua própria identidade, com crenças e superstições dos dois lados, é um pouco bruxa.
Florens: de origem angolana ( as referências a Portugal e ao comercio de escravos são bastantes). É dada a Jacob para pagar uma divida. Como é uma criança e ele é contra a escravatura rejeita a oferta, mas o desespero da mãe desta, que lhe implora faz com que aceite. Esta personagem adora sapatos e não entende porque é que não pode ter um par. A reacção da mãe vai marca-la para a vida, e condicionar a sua vida. É inteligente, observadora, com uma enorme ânsia de ser amada e de estudar.
Sorrows: foi dada ao Jacob, é a escrava branca. Encontrada meia morta num rio, esteve inicialmente com um casal, mas o medo e a suspeição fizeram com que eles quisessem desfazer-se de ela. Bastante estranha, meio louca, mas que procova um certo fascinio.


Nota: 4,5/5












Sem comentários:

Enviar um comentário