segunda-feira, 9 de setembro de 2013

143: Le sang d'Odin - Óttar Martin Nordfjörd


Titulo: Le sang d'Odin
Titulo original: Solkross
Autor/a: Óttar Martin Nordfjörd
Editora: Prisma Noir
Paginas: 430
Género: Policial

Sinopse: Découvrez l'incroyable et interminable journée d'Embla, jeune archéologue fraîchement diplômée qui se retrouve convoquée par la police de Reykjavik. Elle découvre que son ancien professeur, Baldur Skarphédinsson, célèbre pour ses thèses controversées sur les Vikings et l'origine du peuple islandais, a disparu, et que sa femme de ménage a été trouvée morte chez lui. Tout semble indiquer qu'il a lui aussi été assassiné. Les policiers, dirigés par Grimur (frère de Baldur), demandent à Embla de les aider à comprendre la symbolique des indices laissés dans le bureau de Baldur. Voyant que la police fait fausse route, elle décide de mener sa propre enquête. Au même moment, ce mercredi s'annonce comme un grand jour pour Saemundur, le chef de l'Ordre de la Croix Solaire. Tous les membres de l'Ordre sont appelés à faire un sacrifice rituel dans les lieux symboliques d'Europe du nord pour libérer leurs pays de l'invasion des étrangers. Et lui se doit de faire un sacrifice plus important que les autres. Flanqué de Tobias, l'un des membres les plus actifs de l'Ordre, il se rend sur le site de l'ancien temple d'Odin. Entre Reykjavik et le sud de l'Islande, Embla, assistée d'Adam, son fiancé, et les policiers, retrouveront-ils le professeur vivant ? Arriveront-ils à temps pour empêcher le sacrifice majeur ?
Opinião: O melhor deste livro é a pesquisa que o autor fez sobre historia islandesa e mitologia nórdica, achei muito interessante. O inicio deste livro é confuso, e o final rocambolesco, as voltas que a intriga deu... Existe bastante acção, a intriga decorre num dia. A escrita é simples, e a historia é narrada. A base da intriga prometia bastante e foi mal aproveitada: um arqueólogo conhecido pelas suas teorias polémicas desaparece de sua casa, a policia encontra uma empregada morta, e um cenário macabro no escritório, tudo indica um ritual antigo dedicado ao deus Odin. É chamada uma perita no tema para ajudar. Começa então uma correria para encontrar o arqueólogo. E na busca dão perante factos que indicam que uma seita racista pode estar por detrás. A partir de um momento decidi considerar esta leitura como se fosse uma comédia. Os motivos são vários:
- uma protagonista que tem medo da própria sombra, mas que num estalar de dedos se transforma em super detetive. E é com a ajuda do noivo, com quem estava um pouco afastada, que termina por descobrir tudo, não há 1°, nem à 2°, nem 3°, mas à 4° tentativa de suspeito... Noivo alias que esta chocado com a sua transformação, mas que termina por adorar o lado mais dominador. Hilariante no final quando leio que ela precisou de ajuda psicológica?! Fiquei espantada logo ela que sabia tudo, e quis fazer frente a tudo por vezes sozinha... Enfim sem mais comentários.
- os encarregados da investigação eram idiotas. O mais interessante é que o responsável pela investigação era irmão do desaparecido... Imaginem o estado dele, nervoso, histérico, que o levou a ficar violento, e os colegas nada, segundo eles estava no seu direito. O colega passou parte da investigação a pensar em despedir-se e termina com o hobbie de caçador de tesouros...
- vilões que tinham muito pouco. Racistas que acreditavam que um ritual antigo iria limpar a Europa do norte de todos os imigrantes. Os membros deveriam fazer sacrifícios daquilo que amavam. Achei piada quando o casal inglês vai em pleno dia ao local escolhido pelo mestre, e que é um monumento conhecido a nível mundial, em pleno dia com turistas, para sacrificar o coelho de estimação, algo branco e fofo e que consideravam como o bebé deles. Ninguém faz nada, nem mesmo quando se põe a cavar, em prantos, o buraco para o enterrar...
O autor surpreende no final, nada a ver com o que esperava. Em conclusão não é o melhor livro do mundo, mas diverti-me.
Book trailer:
 
Nota: 3/5

Sem comentários:

Enviar um comentário