quinta-feira, 4 de julho de 2013

106: Moisson de sang - Sharon Bolton


Titulo: Moisson de sang
Titulo original: Blood harvest
Autor/a: Sharon Bolton
Editora: Fleuve Noir
Paginas: 570
Género: Thriller
Site autor/a: http://www.sjbolton.com/

Sinopse original: The Fletchers' beautiful new house is everything they dreamed it would be. Built between two churches in Heptonclough, a small village on the moors that time forgot, it ought to be paradise for this young family of five, but they barely have a chance to settle in before they find that they’re anything but welcome. Someone seems to be trying to drive them away--at first with silly pranks but then with threats that become increasingly dangerous, especially to the oldest child, ten-year-old Tom Fletcher, who begins to believe that someone is always watching him. The adults in Tom’s life are trying to help, including his parents; the vicar next door, younger and more dashing than you’d expect a vicar to be; and a therapist, Evi Oliver, who believes him more than she wants to. But there are other clues that something isn’t quite right in Heptonclough, including the mysterious accidental deaths of three toddlers over the last ten years. It is not until Tom’s siblings, two-year-old Milly and five-year-old Joe Fletcher, go missing in turn that the little village’s evil secret turns the Fletchers’ dreams into a nightmare.
Opinião: 3° livro que leio da autora e 3° livro que a mesma escreveu e isso nota-se, existe uma evolução, uma maior clarificação das situações. Mas continua com o mesmo problema, tenho a sensação que o texto é longo, existem no inicio algumas descrições, que poderiam não existir a meu ver. Este livro tem 2 ritmos, um mais lento, quando a autora introduz todos os elementos e cria o ambiente angustiante e « negro », e outro quando os corpos são descobertos, a intriga torna-se mais rápida com as informações a chegar e a aproximação ao culpado. A intriga não é previsível, e o assassino e o seu motivo acaba por ser uma grande surpresa, pelo menos para mim. Este é um livro sobre fé, e o que pode levar alguém a afastar-se da mesma ou a utiliza-la como desculpa. É um livro sobre segredos, que todo o mundo sabe, mas que ninguém comenta, preferindo ignorar como se isso fizesse desaparecer as duvidas, a culpa, a vergonha, a covardia. A historia é contada a 3 vozes, intercalada pelos pensamentos de uma personagem central que desconhecemos durante grande parte do livro. As outras 3 vozes são a Evi uma psiquiatra (além dos dramas dos pacientes em especial uma, tem que aprender a aceitar e a viver com a sua deficiência motora) ; Harry novo pastor (parece tudo menos um pastor, e que não sabe no fundo como se integrar à aldeia que tem como responsabilidade) ; o Tom 10 anos e o filho mais velho de um casal recém chegado à vila. A família Fletcher realizou um sonho construir a própria casa, sonho que vai se transformar em pesadelo. Esta situa-se na vila de Heptonclough, num terreno entre o cemitério e 2 igrejas, uma nova e outra em ruínas. A adaptação não é fácil, os habitantes mantêm uma certa distância. Tudo parecia correr bem até ao momento em que a bebé da família, quase morre, e o irmão mais velho Tom começa a ter um comportamento estranho, e a falar de uma menina, de aparência estranha que aparentemente falará com o outro filho do casal Joe, e que quererá fazer mal à bebé, e que ninguèm vê. Na 1° parte do livro acompanhamos a chegada da família, os primeiros contactos, e a autora estabelece o ambiente sobretudo através de uma paciente da Evi a Gillian que perdeu a filha num incêndio, mas que diz que as cinzas encontradas não são dela e continua à procura da mesma por vales e montes, a criança misteriosa (fantasia ou real?), e de 3 festas pagãs um pouco sinistras :
- a decapitação (os nomes não ajudam nada), que celebra a recolta, todos os homens da vila, desfilam até ao ultimo campo a recoltar com foucinhas e gadanhas, gritando frases sobre morte e cortar pelo pescoço ;
- a recolta de sangue, todos os animais que não irão ser necessários na primavera seguinte são mortos. Esta cena apenas temos acesso a ela pelos barulhos da excitação dos homens e grito dos animais. A cena deve ser das mais fortes do livro.
- a celebração dos mortos, esta é uma festa católica, realizada no dia 2 de novembro, que todos conhecemos, mas nesta vila, a « festa » é de arrepiar. Uns dias antes são colocadas no exterior da igreja bonecos feitos com ossos (animais), roupa e objectos de quem as faz, e legumes. Estas bonecas estão constantemente a serem deslocadas,o que faz uma certa impressão ao Tom e ao Joe. No dia 2 homens e mulheres vestidos e pintados de negro queimam as mesmas numa grande fogueira. O interessante nestas festas é o relato do Tom. A autora mostra-nos as mesmas através dos olhos de uma criança, o que as torna mais bizarras. E o facto de surgir uma vestida com roupa da irmã do Tom dentro da igreja no local aonde quase morreu umas semanas antes, e 10 anos antes uma outra criança jà tinha morrido, faz com que a suspeita e a desconfiança aumente.
A parte policial : são descobertos 3 corpos de crianças numa sepultura em que supostamente apenas deveria estar 1. Os corpos são de crianças da vila algo semelhantes, mas cujas mortes ninguém ligaria:uma foi um acidente, outra queimada, a terceira desapareceu.
A parte romance, não existe muito. Existe um interesse entre o Harry e a Evy, mas tudo os separa, a começar pelos próprios medos e inseguranças.
Em conclusão um bom livro, para quem gosta de um pouco de suspense e thriller psicologico.
Book trailer: não consigo colocar o video deixo o link, recomendo é excelente:
 
 
Nota: 4/5

Sem comentários:

Enviar um comentário