quarta-feira, 19 de junho de 2013

Livro n.° 96


Titulo: Le portail de la sorcière
Titulo original: Wit'ch gate
Autor/a: James Clemens
Editora: Milady
Paginas: 792
Género: Fantasia

Sinopse original: In a spectacular feat of daring and magic, Elena and her army of outlaws and rebels have defeated evil’s minions and released the mystic secrets of the Blood Diary. But the malevolent Dark Lord has unleashed the Weirgates–black wells of ferocious energy that are his greatest source of power. Now Elena’s bravest allies are sent to find and destroy the Gates. As they face their own demons along the way, Elena herself must journey to Gul’gotha. Daring to venture into the enemy’s lair, she must emerge victorious if she is to reveal the secret of the Dark Lord’s identity–and the shocking nature of his vast powers.
Opinião: 4° livro a série «  The banned and the banished ». este livro segue o mesmo esquema dos anteriores : alguém que fala sobre o livro que vou ler, uma declaração de responsabilidade, um inicio em comum com parte das personagens, historias paralelas que se unem na parte final. A historia contém os elementos de um livro básico de fantasia. Vão surgir novas personagens que trazem mais para a intriga, mas existem outras que desaparecem, o que acaba por ser normal, numa guerra existem sempre perdas nas batalhas. Achei que o autor deixou um pouco de « lado » a Elena neste livro, a parte da intriga em que esta envolvida foi a que menos me interessou, a que considerei mais fraca. Em termos de romance, não há muito, mas algo interessante acontece, e os envolvidos vão ficar um pouco sem reacção. Gostaria que o autor tivesse aproveitado melhor alguns personagens secundários. Este livro começa com a reconstrução de Val'loa, e com a tomada de decisões que se eterniza para desespero dos protagonistas principais . Quando Elena activa o diário sangrento, descobre algo importante e que explica em parte o poder do Senhor Negro. Fica também a saber que esse poder esta centralizado em 4 portais, todos eles criados como estátuas de animais míticos, e que se encontram espalhados por Alaséa. O grupo vai então se dividir, e procurar 3 de forma a destrui-los, o 4° encontra-se em Castelonegro residência do Senhor Negro, e por isso será o ultimo. As viagens :
- Muro do Norte ( Castelo Mryl) : a parte que mais gostei, e que fez com que tivesse valido a pena ler o livro. Nem todos os personagens tinham ido para Val'loa. Mycelle, Kral, Mongweed e Farlade, responderam ao pedido de ajuda de Tyrus, capitão dos piratas, mas também herdeiro de Castelo Mryl, o ultimo bastião de protecção do Muro Norte. Mais tarde irá se juntar Meric. Esta região foi conquistada pela legião de anões do Senhor Negro, com a ajuda de Sinistros, espíritos amaldiçoados e loucos de nynphais (espíritos da floresta). O importante nesta intriga : ficamos a saber sobre a herança de magia elementar do Tyrus, surge do passado um personagem (fiquei contente não estava à espera) e sabemos mais sobre a sua historia, existem perdas, uma maldição vai se concretizar (infelizmente com o irmão errado na minha opinião), e a destruição do portal leva indiretamente à salvação de uma personagem. Esta parte esta cheia a de emoção, de acção constante, e o melhor, na minha opinião os personagens estão mais complexos e mais trabalhados.
- Deserto de Areia. É através de um pedido de ajuda nada típico, que Elena fica a saber da existência deste portal. Vão ser enviados Joach, Hunt e Sheeson, Richald (elfo), Sywen e Kast, e a nova personagem Kesla (imagem da capa). Kesla pertence à associação de criminosos, órfã, foi criada por criminosos, a sua especialidade é o roubo e a espionagem, esta é uma personagem surpreendente e com muito que se lhe diga. O mais importante nesta intriga. A evolução de Joach, alem de acabar por conhecer e aceitar o dom da tecelagem do tempo, vai enfrentar os seus demónios, e lutar por um amor que pode ser uma miragem, algo irreal. Os servos do Senhor Negro não são os únicos perigos, Greshym quer se vingar, e recuperar a juventude.
- Gul'gotha : um dos pilares do Senhor Negro, foi nesta região, nas minas, que foi descoberto pelos anões o Ébano, a pedra que contamina e que é a base de todo o mal. Esta região é território inimigo, e o local mais perigoso a seguir a Castelonegro. Elena vai partir com Er'ril, Tol'chuk, e um grupo de anões antigos prisioneiros e soldados do seu inimigo, mas que agora estão disposto a recuperar o que é seu e quebrar a maldição que liga o seu povo ao senhor Negro. A viagem vai ser atribulada, a rainha Taral, quer a todo custo que Elena regresse com ela à fortaleza aérea dos elfos. Elena vai ser traída, mas o orgulho de Taral, vai ter custos elevados. E é aqui que acontece algo inesperado, achei a reacção da Elena completamente parva... E claro, vão haver consequências nesta viagem.
O final do livro fornece mais informação,e a principal é que o tempo esta a terminar e se não agirem, Alaséa ficara nas mãos de senhor Negro.
Nota: 8,5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário