domingo, 9 de junho de 2013

Livro n.° 93


Titulo: Le feu de la sorcière
Titulo original: Witc'ch fire
Autor/a: James Clemens
Editora: Milady
Paginas: 536
Género: Fantasia
Sinopse original: On a fateful night five centuries ago, three mages made a desperate last stand, sacrificing everything to preserve the only hope of goodness in the beautiful, doomed land of Alasea. Now, on the anniversary of that ominous night, a girl-child ripens into the heritage of lost power. But before she can even comprehend her terrible new gift, the Dark Lord dispatches his winged monsters to capture her and bring him the embryonic magic she embodies. Fleeing the minions of darkness, Elena is swept toward certain doom--and into the company of unexpected allies. There she forms a band of the hunted and the cursed, the outcasts and the outlaws, to battle the unstoppable forces of evil and rescue a once-glorious empire . .
Opinião: 1° livro da série: "the banned and the banished". Hà 500 anos atras, a magia mais conhecida como Chi, abandonou os magos deixando-os à mercê do Senhor Negro. Numa ultima tentativa de salvar o seu país Alasea, 3 magos lançam um sortilégio, mas este fica incompleto, e os sacrifícios terão consequências que nenhum esperava. A única certeza é a profecia, que fala da chegada de uma feiticeira que irá destruir os mundos. Na actualidade, Elena é uma jovem adolescente, que adora sonhar e divagar, o seu desejo mais forte é ter peito, para deixar de ser confundida com um rapaz. A chegada da sua 1° menstruação, não só a transforma em mulher, como liberta uma magia que estava contida. A partir desse momento desata-se o inferno. Procurada por enviados do senhor Negro, a família é morta, com excepção do irmão que é raptado. Elena é ajudada por um grupo de estranhos, todos pertencentes a mundos diferentes, e que curiosamente odeiam o que ela significa, e tinham como finalidade mata-la de forma a proteger os seus e evitar a concretização da profecia. Gostei deste livro e a série promete. O que eu não gostei : um inicio um pouco confuso, uma intriga por vezes lenta, acção mesmo apenas alguma após o prologo e na parte final. O que eu gostei : a ideia de base e o mundo criado é interessante, alguma complexidade a nível de personagens, bastante ironia. Achei piada que após uma introdução, um pouco estranha diga-se, apareça uma página que no fundo é uma declaração que temos que assinar e colocar as impressões digitais. Nela confirmamos que fomos informados que o texto é maldito, e que iremos sofrer consequências tal como as pessoas que nos rodeiam, e que estou no meu perfeito juízo ao assinar o documento. Algumas personagens :
Elena : jovem que herda um poder inimaginável. Consegue ser identificada como feiticeira pela mão direita que é de cor vermelha. É a peça central de uma profecia que indica o fim dos mundos. Com a ajuda de estranhos esta decidida a salvar o irmão e apreender mais sobre o seu poder e como utiliza-lo.
Er'il : guerreiro, apesar de ter aspecto jovem tem centenas de anos, mas não é imortal. Esta ligado ao sortilégio falhado. O sentimento de culpa neste personagem é enorme. Vai ser interessante ver a sua evolução, principalmente quando descobrir algo.
Kral : habitante das montanhas, o seu povo é conhecido por sempre dizer a verdade, e conseguir descobrir quem mente. Sabe que Elena vai destruir o seu povo, mas decide ajuda-la.
Nee'lahn : ninfa das floresta. É a ultima sobrevivente do seu povo. Culpa os elfos pela sua destruição. Vai fazer parte do grupo que acompanha a Elena.
Tol'chuk : meio metamorfo meio ogre. É odiado pelos seus e mais tarde expulso do seu povo. Antes de partir os anciãos do seu povo confiam-lhe um segredo, parte da sua origem, e entregam-lhe uma pedra sagrada para que possa destruir a feiticeira. Ao conhecer Elena decide ajuda-la. É uma personagem extremamente solitária, vai encontrar em 2 outros personagens a possibilidade de formar um clã.
Mogweed e Farlane : ambos metamorfos. São gémeos idênticos, mas muito diferentes. O 1° é um covarde e falso, que quer sempre aquilo que não tem ou o irmão tem. O problema com estes dois é que quando um se transforma, o outro automaticamente também se transforma. Mogweed pensava ter encontrado a solução para evitar isso, mas faz com que ambos, fiquem presos ao corpo que possuíam no momento, ele em humano, Farlane em lobo.

Méric: elfo. Durante centenas de anos o seu povo esteve impedido de voltar. Agora que os sortilégios estão fracos, regressa enviado pela sua rainha com o objectivo de encontrar o descendente do rei. Vai levar um choque
Rockingham : soldado e enviado do senhor Negro . Não sabe mas foi « alterado » magicamente.
Greshym : magro negro, esta implicado no sortilégio falhado, quer a destruição de Elena, e da Irmandade que a protege.
Joach : irmão de Elena raptado por Greshym, esta sob a influência de um sortilégio.
Nota: 7,25/10



Sem comentários:

Enviar um comentário