terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Livro n.° 33


Titulo: Les torrents d'argent
Titulo original: Streams of silver – The legend of Drizzt
Autor/a: R. A. Salvatore
Editora: Milady
Paginas: 476
Género: Fantasia

Sinopse original:
Drizzt Do'Urden struggles with his own inner voices, voices that call him back to the pitiless depths of the Underdark. But louder still are the voices of his newfound friends, and the dream that drives Bruenor Battlehammer on to reclaim Mithral Hall. Time and again
Opinião:
5° livro da série. A historia deste livro é a de uma cruzada, da realização de um sonho e de uma promessa, através de uma busca cheia de perigo e de coisas inesperadas a cada esquina. Para mim, de todos os livros que já li da série, é o que se assemelha mais a um jogo de vidéo, pela dinâmica dos personagens e cenàrios. Nota, 1° vieram os jogos e só depois os livros. Esta busca ao longo dos Reinos Esquecidos vai ser levada a cabo por 4 amigos, todos eles com motivos diferentes para o fazer:
Bruenor: durante toda a sua vida sonhou com a montanha aonde os seus antepassados viviam e das quais forma misteriosamente expulsos. A única coisa que existe são lendas, e algumas lembranças dos anões mais velhos do tempo em que eram ainda crianças. Agora quer encontrar Castelmithal, voltar a casa, vingar-se, finalmente ser rei de pleno direito. Vai aprender que os sonhos por vezes tem custos elevados.

Drizzt: vai porque foi apanhado numa “armadilha” pelo Bruenor. Prometeu a este que o acompanharia, quando pensava que ele estaria nas a morrer. Nesta viagem vai sofrer um desgosto, uma esperança que possui-a vai ser desfeita, e vai perder 2 dos seres mais importantes da vida dele.

Wulfgard: acompanha Bruenor, porque o quer proteger e ajudar, mas também porque é jovem e esta sedento de novas experiências, conhecer outros locais. Junta o útil ao agradável.
Régis: vai como ultimo recurso, como sempre porque tem que fugir... Descobre que a fama e as “luzes da ribalta” tem os seus inconvenientes, quando estas surgem na forma de um assassino contratado pelo seu antigo chefe para recuperar o rubi. Por isso nada melhor do que escapar de cidade e acompanhar os 3 amigos, que por acaso são grandes guerreiros e vão para parte incerta.

Este livro termina de uma forma muito emocionante, e com uma interrogação sobre a pantera a companheira espiritual do Drizzt. Em relação ao romance, é raro, muito subtil, mas temos direito a um beijo entre o Wulfgard e a Catti-Brie, a filha adoptiva do Bruenor.  Como sempre vários personagens, deste livro destaco:

Catti-Brie: humana, filha adoptiva de Bruenor. Vai ser raptada pelo assassino que procura Régis para servir como moeda de troca. Vai ter um papel decisivo na luta final em Castelmithral.

Artémis: assassino frio e implacável, contratado pelo chefe de um bando de criminosos para encontra Régis e o rubi. Vai se aliar a um grupo de magos. Entre ele o Drizzt vai surgir um desafio pessoal que ira ser desenvolvido no próximo livro.

Sydney: aprendiz de feiticeira, vai fazer parceria com o Artémis, pronta a tudo para agradar o seu mestre.

Dendybar: feiticeiro que no livro anterior manipulor Kessel a matr o seu mestre Monkai. Esta interessado em obter o “Brilho de cristal” e o seu poder, para isso esta disposto a tudo, desde alianças com assassinos, criação de monstros, e mesmo a invocação do espirito de Monkai. Quer a todo o custo apanhar Drizzt que acredita ter a pedra maléfica.

Nota: 8,75/10




Sem comentários:

Enviar um comentário