quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Livro n.° 31


Titulo: Terre promise
Titulo original: Sojourn – The legend of Drizzt
Autor/a: R. A. Salvatore

Editora: Milady
Paginas: 439

Género: Fantasia
Site autor/a: http://www.rasalvatore.com/

Sinopse original: Drizzt Do'Urden emerges from the underdark into a world of eye-searing light and bizarre new creatures - a world teeming with life and almost limitless danger. For a dark elf born into the ruthless matriarchy of Menzoberranzan, the World Above can be a confusing place, but it can also be a place of second chances, new beginnings, and unimagined friedships. All he has to do is live long enough to convince the surface dwellers he means them no harm.



Opinião:
3° livro da série. O melhor de todos os que li até ao momento, houve mais intriga, e achei o personagem principal mais interessante. Vemos um Drizzt, muito vulnerável, inocente, em sofrimento, que apenas quer um lugar em que se sinta em casa. Este livro teve momentos bastante emotivos. Neste livro acompanhamos o percurso de drizzt no mundo da superfície, em todos os perigos que o rodeiam, nas novidades, no medo e terror que desperta a cor da sua pele. O percurso de drizzt é tudo menos fácil. Apesar de a intriga estar dividida em varias partes, eu reduziria para 3:
- a 1° relativa com o choque de descobrir o mundo superior, os primeiros passos, e o primeiro desgosto e sofrimento. Nesta parte a culpa e a solidão de Drizzt é uma constante;
- a 2° parte relativa a um dos períodos mais felizes do Drizzt. Ao aparecimento de um amigo, que não só o aceita, como lhe ensina tudo o que sabe sobre o mundo da superfície, sobre os humanos, e outros seres.
- a 3° parte relativa a um período de transição para algo novo. Nesta parte Drizzt, volta novamente a estar sozinho, e à procura de um lugar a que sentir como seu e em que seja aceite. As dificuldades são muitas, entre terror, desprezo, e ódio, Drizzt volta a duvidar até que alguém confia nele, e consegue ver o seu “coração”.
A intriga tem bastante acção, um crime, vingança. E personagens secundários muito interessantes alguns:
Montolito: fez parte dos malandros/vagabundos, um grupo de aventureiros que investiga mortes, defende povoações - espécie de policias. É humano, cego e vive isolado numas montanhas, tendo como companhia vários animais com só quais tem uma ligação. Vai recolher o Drizzt, e ensina-lo. Esta parte do livro é a minha favorita, adorei a relação dele com o Drizzt.
McCartilage: humano, caçador de recompensas. Odeia o Drizzt por vários motivos relacionados com a intriga. Personagem detestável, vai ao longo do livro efetuar uma perseguição, utilizando todos os meios para o destruir.
Tephanis: duende, vai-se aliar com vários inimigos do Drizzt. Começa como divertimento perverso, e termina como uma vingança contra ele.
Kellindil: elfo de superfície, começa por desconfiar do drizzt, mas depois ajuda-o mesmo sendo à distancia.
Bruenor: anão. Rei, um sonhador, teimoso. Aparece na parte final e vai “funcionar” como elemento de fecho de ciclo.
Catti-Brie: humana adoptada por Buenor. Teimosa como o pai, neste livro aparece ainda criança, teve grande influência no final, devido a algo que faz e diz. Esta personagem vai ter muita importância nos seguintes livros.
Em conclusão: excelente livro de fantasia, com muitas lutas, personagens interessantes, intriga que tem de tudo. Romance ainda não tem.

Nota: 8,5/10



Sem comentários:

Enviar um comentário