domingo, 17 de fevereiro de 2013

Livro n.° 29


Titulo: Terre Natale
Titulo original: Homeland – The legend of Drizzt
Autor/a: R. A. Salvatore
Editora: Milady
Paginas: 443
Género: Fantasia
Site autor/a: http://www.rasalvatore.com/
 
Sinopse original:
Drow ranger Drizzt Do’Urden, first introduced in The Icewind Dale Trilogy, quickly became one of the fantasy genre’s standout characters. But Homeland first reveals the startling tale of how this one lone drow walked out of the shadowy depths of the Underdark, leaving behind a society of evil and a family who want him dead. It is here that the story of this amazing dark elf truly began.
 
 
Opinião:
1° livro da série a lenda de Drizzt pertencente ao mundo “Reinos esquecidos”. Este livro tem todos os elementos clássicos de um livro de fantasia: criaturas fantásticas, escola de magia, heróis legendários, mundos misteriosos, escolas de guerreiros … O mundo apresentado é um mundo obscuro, amoral e perverso. Somos introduzidos no submundo, o mundo dos Drows, mais conhecidos como Elfos Negros. Adoradores de Lolth ser maléfico que se alimenta da crueldade, e do engano. A soberana é conhecida como a Rainha Aranha digna representante de Loth. Esta é uma sociedade matriacal, os grandes poderes mágicos são possuídos pelas mulheres, são elas as sacerdotisas, e são elas as chefes das Casas. Estas representam varias famílias, sendo que as mais importantes as 10 primeiras, os outros são considerados plebeus ou escravos. Estão divididas por poderes, n.° de soldados. Raparigas e rapazes são treinados desde crianças para serem grandes guerreiros, assassinos, manipuladores. O lema desta sociedade é: tudo é permitido, desde que não te apanhem. Desde que não existam testemunhas, podem matar, roubar, etc, que miguem ira fazer nada. Apesar de ser um livro de pura fantasia, esta historia tem uma intriga que pode ser considerada um pouco filosófica, no fundo o autor questionar-se sobre a moralidade ou a falta da mesma no individuo. Ao longo do livro seguimos o protagonista desde o seu nascimento até à “libertação” do submundo dos Drows, todas lutas, tormentos, e decisões vitais que vão revelar a sua verdadeira natureza. Protagonista que é a parte inocente, “pura” de toda a intriga. Alguns personagens:
Drizzt: 3° filho da Casa de Do'Urden, nasceu com o finalidade de ser sacrificado a Loth, de forma a colocar em pratica um antigo sortilégio, que possibilitou aos membros desta Casa subir na hierarquia, e não serem apanhados e eliminados. Mas algo acontece e ele já não é morto. Os drows são elfos Negros (literalmente), possuem cabelo branco, e não suportam a luz, mas Drizzt nasce com os olhos violetas, e suporta a luz. A sua educação é violenta, à medida que vai se apercebendo das conspirações, da crueldade e da podridão da sociedade a que pertence, algo nele começa a se revoltar, e apercebe-se que é diferente.
Zaknafein: drows, o mestre de armas mas poderoso, pertence à casa de Do'Urden. É pai de Drizzt, algo conhecido de apenas alguns. Apesar da violência, e ao contrario dos restantes Dows, tem problemas de consciência, que esconde. Tenta incutir os seus valores ao filho, e proteger ao máximo a sua “inocência”.
Alton DeVir: único sobrevivente da Casa destruída pelos Do'Urden, escapa à morte, e toma o lugar do seu “assassino” um feiticeiro conhecido como o sem Rosto. Uma única coisa o move a vingança. Mas cai nas malhas de uma outra Casa que o pretende utilizar.
Casa Do'Urden: a chefe Mãe Malícia, as filhas Maya, Brisa, Vierna, Dinin, cada um pior do que o outro, capazes de matar só pelo prazer.
Guenhwyvar: entidade de um plano astral, criada por um feiticeiro de uma outra Casa que quer destruir a Casa do'Urden, e que acaba por ser companheira e amiga de Drizzt.
Book trailer: achei piada
 
Nota: 8/10

Sem comentários:

Enviar um comentário