sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Livro n.° 24


Titulo: Les sentinelles du crepuscule
Titulo original: Twilight watch
Autor/a: Sergueï Loukianenko
Editora: Albin Michel
Paginas: 421
Género: Fantasia urbana (apesar de não concordar)



Site autor/a: http://www.rusf.ru/lukian/english/

Sinopse original: Night Watch and Day Watch, the first two books in this remarkable series, established Sergei Lukyanenko as a breathtakingly bold talent. Part fantasy, part vampire story, and part detective potboiler, this is the most successful science fiction series of all time in Russia and a true international sensation. In America, Fox Searchlight released the film adaptation of Night Watch to rapturous reviews, and adaptations of the next two books are in production. The world of Lukyanenko is as elaborate and imaginative as Tolkien or the best Asimov: Living among us are the "Others," an ancient race of humans with supernatural powers who swear allegiance to either the Dark or the Light. A thousand-year treaty has maintained the balance of power, and the two sides coexist in an uneasy truce. In Dusk Watch, the Others face their greatest threat yet. A renegade Other, his identity as yet unknown, has absconded with a fabled spell-book of untold power and appears bent on attacking the entire earth. Now forces of the Light and the Dark -- the Night Watch and the Day Watch -- must cooperate to stop him. Anton, the hero from Night Watch, is back, but when the culprit turns out to be none other than his partner, the race against time becomes more urgent than ever. In a world where reality and magic commingle, and where different degrees of existence are layered one atop the other, nothing is ever quite what it seems

Opinião:
3° livro da série: “sentinelas”. Para mim este já não é um livro de fantasia urbana, mas sim de ficção cientifica, e por varios motivos: evolução de personagens, do proprio mundo que foi criado. O autor segue o mesmo modelo dos livros anteriores, 3 historias, as 2 primeiras semi-independentes, e cujos elementos se reúnem na 3°. mas ao contrario dos livros anteriores, neste as 3 historias tiveram o mesmo tema: como transformar um ser humano, sem Força, em um Outro. Além do aspecto filosófico entre os limites do Mal e do Bem, neste livro encontrei um autor mais sarcástico em relação a dois assuntos: os novos ricos russo e a corrupção a nível estatal. No ultimo caso, e como gosto de teoria da conspiração, acho que havia material para que a policia secreta o vigia-se. Brincadeiras à parte, este é um excelente livro, talvez mais complexo que os anteriores. O que eu lamento, que a editora francesa não publique os restantes, adorava saber mais coisas sobre os níveis da Penumbra, e sobre o Futuro da Nadja. Neste livro, existe um equilíbrio entre os Controladores da Noite, do Dia e o Inquisidores. Os acontecimentos passam-se cerca de 3 anos e meio dos acontecimentos do livro anterior. E o Kostia fica em relevo.

1° historia: Anton é chamado a investigar uma letra anónima, que ameaça todos, e que indica que um traidor esta a planear transformar um simples humano num Outro, algo aparentemente impossível. Mais uma vez uma grande conspiração, que me surpreendeu. Quem diria aquilo sobre o Guesser?!

2° historia: a intriga é em continuo com a 1°, mas uma vez Anton vê as férias com a esposa e filha interrompidas, ao ter que investigar uma feiticeira, que diz ter estado em hibernação, e cuja presença incomoda muita gente. O autor inspirou-se num conto russo sobre Baba Yaga feiticeira que vive exilado na floresta. Outro destaque deste livro é dado a um livro O Fuaran, livro maldito escrito em pele humana com sangue e que conta como transformar um humano em Outro, algo considerado mito, mas que pode ser real.

3° historia: começa a corrida pelo Livro, para encontra-lo e verificar se é real. Nesta parte ficamos a conhecer melhor o Kostia, agora mestre-vampiro, e decidido a vingar-se, e ao mesmo tempo a realizar um sonho. Esta parte é um pouco poética. Grandes transformações em relação a alguns personagens.

Nota: 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário