sábado, 5 de janeiro de 2013

livro n.°1

Titulo:  A vidente de Sevenwaters
Titulo original:  Seer of sevenwaters
Autor/a: Juliet Marillier
Editora:  Planeta
Paginas: 413
Genero: Fantasia / Romance
Site autor/a: http://www.julietmarillier.com/

Sinopse:
Sibeal sempre soube que estava destinada a uma vida espiritual e entregou-se de corpo e alma à sua vocação. Antes de cumprir os últimos votos para se tornar uma druidesa, Ciarán, o seu mestre, envia-a numa viagem de recreio à ilha de Inis Eala, para passar o Verão com as irmãs, Muirrin e Clodagh. Sibeal ainda mal chegou a Inis Eala, quando uma insólita tempestade rebenta no mar, afundando um barco nórdico mesmo diante dos seus olhos. Apesar dos esforços, apenas dois sobreviventes são recolhidos da água. O dom da Visão conduz Sibeal ao terceiro náufrago, um homem a quem dá o nome de Ardal e cuja vida se sustém por um fio. Enquanto Ardal trava a sua dura batalha com a morte, um laço capaz de desafiar todas as convenções forma-se entre Sibeal e o jovem desconhecido. A comunidade da ilha suspeita que algo de errado se passa com os três náufragos. A bela Svala é muda e perturbada. O vigoroso guerreiro Knut parece ter vergonha da sua enlutada mulher. E Ardal tem um segredo de que não consegue lembrar-se – ou prefere não contar. Quando a incrível verdade vem à superfície, Sibeal vê-se envolvida numa perigosa demanda. O desafio será uma viagem às profundezas do saber druídico, mas, também, aos abismos insondáveis do crescimento e da paixão. No fim, Sibeal terá de escolher – e essa escolha mudará a sua vida para sempre.

Comentario:
Mais um livro de uma série que adoro: Sevenwaters.Para mim este livro encontra-se dividido em duas partes:

1°: diz respeito ao naufrago, à recuperação do Félix o protagonista, e um dos sobreviventes e à ligação que é criada entre ele e a protagonista a Sibeal.

2°: apartir do momento em que Félix recupera a memoria, e se inicia a sua missão.

Achei a 1° parte interessante, mas pouco “intensa”. A 2° é mais “movimentada”. A intriga: Sibeal é enviada para a ilha de Inis Eala, para passar o verão com as irmãs e melhor reflectir sob os votos de druida que irà pronunciar. Mas, mal chega dà-se um acontecimento que irà não so alterar a rotina da ilha, e a sua vida. Um barco naufraga ao largo da costa, e apenas 3 pessoas são salvas:

Félix/Ardal: é encontrado por Sibeal e entre os dois irà se estabelcer uma relação, uma linha invisivel que os liga. Bastante ferido quase morre, mas com a ajuda de Sibeal e Gull, consegue recuperar. Durante o processo de recuperação està sem memoria. Uma das coisas que gostei na “cura” dele, foi o facto de serem contadas historias, que fazem Félix “agarrar-se” à vida e lutar por ela. Mas vão aparecer rumores de que é um homem amaldiçoado e que so traz desgraças.

Knut: o sobrevivente em melhor estado. Consegue dar algumas informações. Tem uma estranha ligação com a esposa Svala. Aos poucos vai ganhando a confiança dos habitantes da ilha. Mas esconde algo, ja que ameaça Félis para estar calado.

Svala: bela e estranha. Tem um comportamento submisso e alheado em presença do marido, e de lutadora e desepero longe dele. Não fala, mas tenta transmitir emoções a Sibeal, e que esta não entende completamente.

Nesta 1° parte a intriga decorre lentamente acompanhando a recuperação de Félix. O mais importante é ver como ele e Sibeal se vão apaixonando, sem entenderem essa emoção, as duvidas que surgem. A autora vai “soltando” informações sobre o que são e donde vieram os naufragos. Na 2° parte descobre-se quase tudo, quando Félix recupera a memoria. A acção decorre com mais ritmo, os acontecimentos sucedem-se continuamente. Félix e Sibeal tomam consciência dos seus sentimentos e que terão de fazer escolhas e aceitar as consequências das mesmas.foi bom rever outros personagens. Existe uma 2° intriga menos importante, mas que na minha opinião deve ser uma introdução ao proximo livro da série, e esta relacionada com os protagonistas do livro anterior: Clodagh e Cathal. Na minha opinião o tema serà sobre o enfrentamento de um dos filhos de Cathal e Clodagh, ao avo e que é o rei dos seres do Outro Mundo.

Nota: 8.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário