segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Livro n.° 18


Titulo:  Le voleur de morts
Titulo original:  The bone garden
Autor/a: Tess Gerritsen
Editora:  France Loisirs
Paginas: 486
Genero: Policial / Suspense

Sinopse original: Unknown bones, untold secrets, and unsolved crimes from the distant past cast ominous shadows on the present in the dazzling new thriller from New York Times bestselling author Tess Gerritsen.
Present day: Julia Hamill has made a horrifying discovery on the grounds of her new home in rural Massachusetts: a skull buried in the rocky soil–human, female, and, according to the trained eye of Boston medical examiner Maura Isles, scarred with the unmistakable marks of murder. But whoever this nameless woman was, and whatever befell her, is knowledge lost to another time. . . .
Boston, 1830: In order to pay for his education, Norris Marshall, a talented but penniless student at Boston Medical College, has joined the ranks of local “resurrectionists”–those who plunder graveyards and harvest the dead for sale on the black market. Yet even this ghoulish commerce pales beside the shocking murder of a nurse found mutilated on the university hospital grounds. And when a distinguished doctor meets the same grisly fate, Norris finds that trafficking in the illicit cadaver trade has made him a prime suspect.  To prove his innocence, Norris must track down the only witness to have glimpsed the killer: Rose Connolly, a beautiful seamstress from the Boston slums who fears she may be the next victim. Joined by a sardonic, keenly intelligent young man named Oliver Wendell Holmes, Norris and Rose comb the city–from its grim cemeteries and autopsy suites to its glittering mansions and centers of Brahmin power–on the trail of a maniacal fiend who lurks where least expected . . . and who waits for his next lethal opportunity.

Opinião: Apesar de ser um policial, este é no fundo a historia de uma amor mais forte que a morte, do reencontro de 2 almas gémeas, e do fechar de um ciclo. Adoro o estilo simples desta autora. Conseguiu surpreender-me com o assassino. Apenas não gostei da escolha da autora para 2 personagens na parte historica. A intriga é contada entre o presente e o passado –sec.19. Nesta ultima parte existem cenas que podem ser consideradas nojentas, descrições de autopsias e de doenças. Achei mais interessante a parte do passado, para mim, o presente surge quase como um acessorio. A intriga: Julia é uma mulher que vive um mau momento. Recém divorciada, decide começar do zero, e para isso, compra uma velha casa que decide renovar. Mas ao escavar no jardim, encontra um corpo, que mais tarde se descobre ter pertencido a uma mulher que faleceu à cerca de 130 anos. Intrigada e assustada, começa a ter estranhos sonhos, e aparentemente ninguem tem certeza como morreu a antiga prorietaria. Recebe então a chamada de um familiar da antiga proprietaria que lhe fala de antigas cartas e documentos que talvez ajudem a descobrir de quem era o corpo enterrado no jardim. Inicia uma amizade com o idoso, e conhece o seu sobrinho-neto, por quem se encontra atraida, e com a sensação de ja o conhecer.Os documentos contam a historia de Rose, uma emigrante irlandesa, pobre e que luta para salvar a sobrinha bébé, e sair da miséria, é uma sonhadora, bastante forte apesar de tudo o que lhe acontece; e de Norris, um jovem estudante de medecina, filho de um agricultor e abandonado pela mãe, é um autodidacta que sonha e luta para ser médico. O que os une: ambos são discriminados pelas suas origens, e ambos ficam ligados a um caso de estranhas e macabras mortes, sendo que ele passa a suspeito. E depois existe o mistério de saber qual o motivo por tantas pessoas quererem de repente saber aonde escondeu e esta a sobrinha de Rose. O que não falta neste livro é acção. Adorei o casal Rose e Norris, complementavam-se. Também gostei das personagens secundarias, e tinha de tudo a nivel de caracter, mas que se encaixavam perfeitamente no contexto. Excelente as descrições de Boston, e dos bairros mais miseraveis, das aulas de medecina, e da actividade sobre roubo de cadaveres. Um livro cheio de suspense.

Nota: 8.75/10

Sem comentários:

Enviar um comentário