domingo, 9 de setembro de 2012


Titulo:  Regard Violet
Titulo original:  Through violet eyes
Autor/a : Stephen Woodworth
Editora:  Bragelonne
Paginas: 306
Genero: Ficção cientifica / suspense
Site autor/a: http://www.myspace.com/woodworthsworldofwonders

Sinopse original:
In a world where the dead can testify against the living, someone is getting away with murder. Because to every generation are born a select few souls with violet-colored eyes, and the ability to channel the dead. Both rare and precious—and rigidly controlled by a society that craves their services—these Violets perform a number of different duties. The most fortunate increase the world's cultural heritage by channeling the still-creative spirits of famous dead artists and musicians. The least fortunate aid the police and the law courts, catching criminals by interviewing the deceased victims of violent crime.
But now the Violets themselves have become the target of a brutal serial murderer—a murderer who had learned how to mask his or her identity even from the victims. Can the FBI, aided by a Violet so scared of death that she is afraid to live, uncover the criminal in time? Or must more of her race be dispatched to the realm that has haunted them all since childhood?


Comentario:
Violeta é a designação dada a um numero reduzido de humanos, o que os une a cor dos olhos violeta, e o poder de comunicar com o outro lado, com os mortos ou melhor as suas almas. Os violetas são canais para as almas. São olhados com receio pela maioria, mesmo medo, mas para os governantes são “peças” importantes. Apartir dos 6 anos são encaminhados para a Escola, um centro que os “educa” a lidar com as almas, a falar com elas. Aos 13 o cabelo é rapado e são-lhes feitas tatuagens de pontos centrais para a utilização de uma maquina concebida para controlar o processo, e os controlar. E não podem escapar, ja que se não “ajudam” a organização que os reune Corps, a familia é ameaçada.Natalie Lindstrom é uma violeta, trabalha em coperação com a policia, sempre que é preciso, serve de canal para vitimas de mortes violentas. Odeia o trabalho, e apesar da companhia das almas que a rodeiam vive sozinha. A mãe violeta também, esta internada num hospital psiquiatrico, e quase não ve o pai, não lhe perdoa te-la deixado na Escola. Um dia é-lhe informado que tera um policia a vigia-la todos os dias. Alguem esta a matar Violetas, todos amigos dela, um deles foi o grande amor da vida dela. Dan é um policia que não se perdoa ter assassinado um inocente numa rusga policial, e por isso não fica contente quando sabe que tem que vigiar Natalie. Mas com o tempo ele apercebe-se que ela não é um monstro mas um ser humano sensivel e que sofre. Começam então uma luta contra o tempo, chegar ao criminoso antes que a Natalie se torne a seguinte, algo dificil, ja que todos os mortos dizem que foi impossivel ver o rosto. Este é um livro bastante original, o mundo é interessante. Gostei dos protagonistas, ambos solitarios e com necessidade de perdão. Achei interessante a forma gradual como o Dan termina por ver a Natalie e se apaixonar. Interessante a visão sobre a morte, ja que todas as almas procuram um Violeta para escapar daquilo que chamam a sala escura aonde ficam fechadas. Achei positivo o autor introduzir a duvida da existencia de outro lugar para as almas, ja que algumas são impossiveis de contactar, achei positivo devido a algo estupido que acontece no final do livro, e que sinceramente era desnecessario. Ao longo do livro o autor coloca lembranças dos 2 protagonistas, o que nos permite uma maior aproximação e empatia. A intriga poderia em alguns pontos ter sido mais desenvolvida. Em relação ao final tirando a parte de que não gostei, não estava à espera de um motivo tão simples.

Nota: 9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário