sexta-feira, 14 de setembro de 2012


Titulo:  Historia de un pecado

Titulo original:  Silhuet af en synder
Autor/a : Leonora Christina Skov
Editora:  Editiones B
Paginas: 407
Genero: Gotico
Site autor/a: http://www.leonorachristinaskov.com/

Sinopse :
 El último gran fenómeno de las letras danesas: una sorprendente saga familiar de estilo gótico, en la más pura tradición de Mary Shelley y Charlotte Brontë, que ha cautivado unánimamente a la crítica más exigente y a los lectores.
Bienvenidos a la historia de tres generaciones de una misma familia, ambientada en Dinamarca entre 1884 y 1973, que desbroza, como en un juego de cajas chinas, secretos inconfesables, extrañas tapaderas, amores reprimidos y sus fatales consecuencias.Una aristocrática mansión convoca, como si de un cuento para adultos se tratara, el destino de varias gemelas, ciertas madres e hijas, algunos libros y unos fantasmas que se empeñan en destapar las mentiras ocultas en dicha familia.
Nella y Agnes vuelven a la casa de la infancia de Nella de la que ésta huyó con 18 años. La madre de Nella murió cinco años atrás y las chicas ahora vuelven para ordenar los papeles de la madre y preparar la venta de la casa. Un día encuentran los diarios de la antigua sirvienta de la casa y niñera de Nella, y cuando empiezan a leer se abre delante de ellos todo un mundo de secretos de la familia de los que Nella no sabía nada o bien sólo intuía algo.

 
Comentario:

Apesar de um inicio confuso, este deve ser o livro mais original que li nos ultimos meses. A confusão inicial explica-se pelo facto desta historia ser narrada por alguem de quem não sabemos praticamente nada, a não ser que é mulher, que esta a escrever um livro que curiosamente tem o mesmo nome do livro, e que conhece a Nella a filha de quem esta a escrever o livro com quem tem uma relação bastante ambigua aos nossos olhos, e que foi abandonada num orfanato. Com esta falta de dados a autora quis criar um ambiente mais proximo e intimo com o leitor, tornar a historia mais real, ao ponto de por vezes interromper a narração para nos “chamar” e fazer comentarios apenas destinados a nos leitores. A autora quis inserirnos no ambiente “negro”, claustrofobico, angustiante que estava a viver na casa da Nella. Liljenholm não so é o apelido de Nella, mas o nome dado à casa da familia. Uma casa cheia de segredos, fantasmas vindos do passado, sussurros e gemidos num quarto numa das torres, de lendas locais, de misterios... a historia  traz relatos de varias epocas: 1884, 1936, 1943, 1973. Esta é a historia da familia Liljenholm, sempre estiveram afastados dos outros habitantes da vila, em todas as gerações existiram gemeos sendo que um deles terminava sempre por enlouquecer e suicidar-se, e os espetros acabavam por ficar ligados à casa, atormentando quem sobrevivia. Mas existem outras mortes os avos de Nella suicidaram-se os dois, o pai desapareceu num lago, ao mesmo tempo que a tia Lily se atirava da janelo do quarto dos suicidios, mas terão sido assassinios, suicidios ou acidentes? Qual a ligação entre todos, mesmo sabendo que a morte dos primeros aconteceu muito antes. E depois se em todas as gerações existia um gémeo aonde estava o de Nella? Seria verdade a historia que diz que Antonia a matou e enterrou no jardim? Junta-se a isto uma governanta que falava com os mortes. Nella convida a narradora a ir viver uma temporada para a casa de familia de forma a escrever a verdade sobre a mãe, Antonia escritora de sucesso do genero romance de terror. Mas quando chegam a casa, começam a ter estranhos sonhos, a serem envolvidas pelo ambiente sinistro da mesma. E então começam as revelações quando descobrem os diarios da governanta. Mas estes não esclarecem tudo. E é quando chegamos à pagina 187 e a narradora interrompe mais uma vez a narração e pede desculpas pela curiosidade que gerou sobre ela e que é tempo de se apresentar e confessar aquilo que sabe. No minimo surpreendente, é caso para afirmar que o mundo não so é muito pequeno como da cada reviravolta. Todas as duvidas desaparecem para voltar a aparecer novamente. As informações vão se juntando como peças de um puzzle, cujo resultado so mesmo no final se ve e principalmente se compreende. Não vou escrever mais para evitar contar qualquer coisa. Uma das revelações deste ano.

Nota: 9.5/10

Sem comentários:

Enviar um comentário