domingo, 12 de agosto de 2012


Titulo:  Las cosas que amamos
Titulo original:  The things we cherished
Autor/a : Pam Jenoff
Editora:  Debolsillo
Paginas: 284
Genero: Romance sentimental/suspense
Site autor/a: http://www.pamjenoff.com/

Sinopse original: Charlotte Gold is shocked when her ex-fiancé Brian appears on the doorstep of her law office with a troubling case. Roger Dykmans, a wealthy financier and the brother of a Holocaust hero, has been accused of World War II-era war crimes, including the betrayal of his brother and the Jews he tried to save. All Charlotte needs to do is travel to Munich and help Brian’s estranged brother Jack prove Roger’s innocence.

Despite her misgivings, Charlotte agrees, but the case is soon hindered by the client himself. Roger refuses to help with his own defense, revealing only that proof of his innocence lies inside an intricate timepiece last seen in Nazi Germany. As Jack and Charlotte track the anniversary clock through the past century, they learn of Roger’s love for his brother’s Jewish wife, Magda, and the tragic decisions he had to make to save her—all the while fighting a growing attraction of their own
.

Comentario: Este livro conta 2 historias, uma no passado e outra no futuro, e que interligam. Os que as une são 2 relogios, fabricados por um agricultor alemão para poder cumprir dois sonhos, ter dinheiro para ir para a america com a familia, e dar uma vida melhor à esposa e ao filho que estava por nascer, o outro oferecer algo à mulher em nome de todo o amor que sentia por ela. Nenhum dos dois se realizou, mas os relogios a um momento vão se cruzar, e “ajudar” descendentes do agricultor. Charlotte Gold é advogada oficiosa no departamento de crimes juvenis. É descendente de uma sobrivente do holoucasto: a mãe. Estudou direito e especializou-se em direito internacional, em crimes de guerra. Quando estagiava em Haia, conheceu Brian, apaixonaram-se e apesar das diferenças sociais foram viver juntos. Tudo parecia bem até que a mãe dela descobre que esta a morrer. Começam a distanciar-se, ja que ela passa a vida a viajar para estar com a mãe, e um dia quando regressa, ele diz-lhe que arranjou outra. Com os sonhos desfeitos, decide rejeitar o convite para trabalhar em Haia e volta a Filadelfia/ Mesmo sabendo que Brian casou com alguem do seu meio, pouco depois de se separaram, ainda sente algo. Passam 10 anos, e ele procura-a. Quer que o ajude a defender um cliente preso por ter entregado o proprio irmão (heroi que salvou milhares de vidas) à gestapo. 1° vontade é dizer não, mas depois aceita por varios motivos. Mas quando chegou a Berlim descobre que não é com Brian mas sim com Jack o irmão mais velho que tem de trabalhar. Brian e Jack não se falam à anos. Apesar de semelhanças fisicas ambos são muito diferentes. E a medida que vão descobrindo a historia de Roger, surge uma atracção e ambos não sabem bem como reagir. A historia contemporania é intercalada com a historia de Roger, e do que o motivou a entregar o irmão. Mas nem tudo é o que parece. E ficamos a conhecer uma historia de amor impossivel entre um alemão e uma judia, entre um cunhado e uma cunhada. Acompanhamos a aproximação, o medo, a paixão, a destruição dessas esperanças. Adorei as partes do passado. Este livro tem cenas muito fortes. Na parte do presente, gostei da Charlotte apesar de tudo ainda existe uma parte inocente e sonhadora. Gostei do romance com o Jack, e aquele final teve tudo a ver com aforma de ser dos dois. Gostava era de ter visto talvez um pouco mais de quimica entre os dois. Foi pena a Anna não ter chegado a tempo de conhecer o Roger.

Nota: 8.5/10


Sem comentários:

Enviar um comentário