sábado, 21 de julho de 2012


Titulo:  Le légende de la sirène
Titulo original:  False mermaid

Autor/a:  Erin Hart

Editora: France Loisirs

Paginas: 522

Género:  Suspense

Site autor/a: http://www.erinhart.com/

Sinopse original:
Dr. Nora Galvin, the forensics expert from Hart's two previous Irish mysteries (Haunted Ground and Lake of Sorrows) has come home to Saint Paul, MN, in hopes of healing the wound left by her sister's murder three years ago. Still certain that her sister's husband, who is about to remarry, is the killer, Nora resumes the hunt for evidence with the detective who had worked the case and finds a link to the death of another young woman in the same vicinity. Back in Ireland, Cormac Maguire, Nora's sometime partner, is dealing with his own demons. His father is ill, he fears losing Nora to the St. Paul detective, and the mysterious disappearance of a local woman long ago continues to haunt him
Comentario:

 Este livro é mais pessoal do que os outros 2 anteriores, ja que foca mais os protagonistas, em especial a Nora, e os seus passados, apesar de continuar a existir nucleos diferentes e historias secundarias. Com este livro a autora fechou o ciclo pessoal tanto da Nora como do Cormarc. Começa com 2 historias paralelas, uma nos EUA e outra na Irlanda, mas na parte final, cruzam-se de novo na Irlanda. A autora inspirou-se nas lendas dos Selkies. Historia com mais ritmo do que os anteriores. Nora parte sozinha para EUA  com esperança que seja desta que consegue provas contra o cunhado. Entra em contacto com o inspector do caso e descobre que foi encontrado um outro corpo com as mesmas marcas fisicas que a irmã possuia. Ao mesmo tempo que luta contra as saudades do Cormac, tem ainda que superar aquilo que os outros pensam dela, que esta louca, e o mais dificil é a sua aproximação com os pais, mas é surpreendida pela mãe que esta disposta a ajuda-la. Numa visita ao quarto da irmã descobre uma cassete antiga e ao contrario do que pensava, não era musica que estava registada mas uma mensagem que deixa no ar que ela tera feito algo. Surge o medo de Nora de que a irmã seja uma desconhecida, mas esta disposta a tudo desta vez. Na Irlanda Cormac vai ter com o pai ja que uma vizinha tinha dito que ele sofrera um ataque, este afinal tinha uma namorada que por acaso é uma antiga colega. Mas o pai acaba mesmo por ter uma ataque e entra em coma. Além das saudades da Nora, que ele tinha decidido visitar, tem que lidar com o facto do pai ser um estranho, e de que talvez seja tarde de mais para o conhecer. Na parte final a Nora juntamente com a sobrinha deste vão se refugir em casa do pai dele. O confronto final surpreendeu-me, a morte da Triona não tinha sido assim tão simples e as revelações finais são no minimo chocantes. Alguns dos personagens secundarios:

Frank: inspector encarregado do caso de Triona, gosta da Nora, ficou magoado por esta ter ido emboara apos uma noite em que dormiram juntos, e um pouco frustrado por ver que esta não lhe deu a mesma importancia. É filho de emigrantes e tem uma historia de vida muito forte, vai perder o irmão gemeo.

Elisabeth: sobrinha de Nora, tem um fascinio por focas. Gosta do pai , mas quando descobre que este é suspeito pela morte do pai tenta fugir, e consegue. A parte paranormal desta historia pertence-lhe devido à estranha ligação desta com focas.

Peter: cunhado de Nora. Suspeito n.°1, personagem muito complexa, vai-se casar de novo com a irmã mais nova do antigo namorado da Nora. Faz de tudo para que esta seja considerada louca, consegue ter simpatias de quase todo o mundo. Afasta elisabeth da familia.

Miranda: madrasta da elisabeth, fiquei surpreendida com esta personagem, e mais não digo, apenas que é fria, e snob.

Depois existem pequenas personagens como o mendigo que sabia mais do que aparentava, do emigrante que encontrou o novo corpo e salva a vida da Nora de uma tentativa de assassinato, o vigilia, que afinal tinha um dos segredos que podia ter dado um final à historia 5 anos antes. Roz namorada do pai de Cormac e que tem como investigação as lendas dos Selkies, e que que desobrir a verdade  sobre o estranho desaparecimento de uma mulher 100 anos antes, e que todo o mundo dizia ser um Selkie.

O final é o fechar do ciclo, com o passado resolvido de ambas as partes Nora e Cormac podem agora tentar ser felizes.

Nota:  9.5/10


Sem comentários:

Enviar um comentário