quarta-feira, 18 de julho de 2012


Titulo:  Le chant des corbeaux
Titulo original:  Haunted ground

Autor/a:  Erin Hart

Editora:  Payot
Paginas: 449

Género: Suspense

Site autor/a: http://www.erinhart.com/books.php

Sinopse original:
The dazzling, award-winning debut in a series that delivers mystery, romance, suspense, and fascinating forensic detail
When farmers cutting turf in an Irish peat bog make a grisly discovery — the perfectly preserved head of a young woman with long red hair — Irish archaeologist Cormac Maguire and American pathologist Nora Gavin must use cutting-edge techniques to preserve ancient evidence. Because the bog's watery, acidic environment prevents decay, it's difficult to tell how long the red-haired girl has been buried — two years, two centuries, or even much longer. Who is she? The extraordinary find leads to even more disturbing puzzles. The red-haired girl is not the only enigma in this remote corner of Galway. Two years earlier, Mina Osborne, the wife of a local landowner, went for a walk with her young son and vanished without a trace. Could they, too, be hidden in the bog's treacherous depths, only to be discovered centuries from now? Or did Hugh Osborne murder his family, as some villagers suspect? Bracklyn House, Osborne's stately home, holds many secrets, and Nora and Cormac's inquiries threaten to expose them all.

Comentario:
Este é o 1° livro de uma trilogia cujos protagonistas são Cormac arqueologo e Nora patologista. A intriga anda à volta de dois acontecimentos que parecem ter pouco ou nada em comum e que estão separados por alguns seculos: o descobrimento de uma cabeça de uma mulher ruiva numa escavação de turfa e o desparecimento de uma mãe e do seu filho dois anos antes.  Cormac recebe um dia um telefonema sobre a descoberta de um cadaver por 2 agricultores. A descoberta de corpos em campos de turfa são coisa rara, por isso é com muito interesse que vai ao local. O unico senão é que também foi chamada ao local a D.° Nora Gavin, uma americana de raizes irlandeses que veio para a Irlanda recentemente, e como a tese é sobre a conservação de corpos pela turfa foi também convocada. Cormac sente-se constrangido, é que o antigo mentor dele, e o melhor amigo do pai dela, tentou fazer de casamenteiro num jantar que não correu muito bem. Mas no local acontece algo estranho e ficam a saber sobre o desaparecimento de Mina Osborne e do filho 2 anos antes, e cujo corpo pensavam que seria este. Todo o mundo desconfia do marido Hugh, mas não existem provas. Quando este decide convidar Cormar para um trabalho, fica indeciso até que a Nora insiste para que aceite e que a leve com ele. Vão habitar na mansão, e a chegada deles vai desencadear uma série de acontecimentos. Mas so no final se sabera toda a verdade, e a estranha ligação com a cabeça da mulher ruiva, que confesso não estava à espera. A pesquisa de Nora e Cormac para saber a identidade da cabeça é paralela à outra historia e vamos descobrindo factos reais sobre a invasão da Irlanda pelos ingleses no sec 17 e tudo o que dai resultou. Existem varios ambientes e varios nucleos de acçao. Vou fazer uma pequena caracterização dos personagens mais importantes:

Cormac: tem uma pessima relação com o pai ja que este o abandonou quando era criança. O pai para ele foi Gabriel mentor e professor. É atraves dele que conhece Nora. Interessa-se mas não sabe como expressar-se. Vai abrir-se com a Nora sobre a familia. Aceita o convite do Hugh, para a conhecer melhor. É arqueologo. Toca flauta com um grupo de amigos num bar.

Nora: americana de raizes irlandesas, é patologista. Foi dar aulas para a Irlanda para se afastar de um drama familiar. A irmã foi assassinada, e para ela o culpado é o marido, mas sem provas não pode fazer nada, e este decidiu fazer uma campanha contra ela, e afastou a sobrinha da familia dela. Para ela o Hugh é culpado e quer apanha-lo, sabe que esta a transmitir a raiva do cunhado para ele, mas não se consegue controlar mesmo sabendo que o  Cormac acha que ela exagera. Gosta do Cormac mas os acontecimentos do passado recente fazem-na hesitar.

Devaney: inspector, foi transferido depois de numa perseguição ter sido responsavel pela morte indireta de uma criança. Agarra-se ao caso Osborne como uma boia de salvação. Em casa não consegue comunicar com a esposa e os filhos mais velhos. Tem uma paixão por musica celta e toca violino, vai ficar contente com o interessa da mais nova. Sente que ira ter paz quando resolver o mistério.

Hugh: apesar de não ser rico, pertence aquilo se consideram a nobreza local. Os antepassados ingleses expulsaram os proprietarios irlandeses, e mesmo seculos depois ainda é olhado de lado por muitos habitantes. É considerado por todos o assassino.

Lucy e Jeremy: mãe e filho habitam na casa do Hugh. Prima afastada foi morar la quando o marido se suicidou e ficou sem nada. Fria, reservada e snob. Jeremy é um jovem que gosta de pintar. Descobriu o corpo de pai. Esta a autodestruir-se com bebida, reservado e fechado nele.

Una, brendan e fintan: Brendan e Fintam são os agricultores que descobriram a cabeça. Fintam é o mais novo, sonha em ser musico de folk  nos EUA. Brendam é o mais velho, conservador, teve que crescer mais rapido que os outros, odeia Hugh, acredita que ele é amante da irmã e pai da filha desta. Una é mãe solteira, nunca disse quem era o pai, numa sociedade catolica conservadora, é vista com maus olhos. É a unica que acredita na inocencia de Hugh e unica amiga, o que faz com que todo o mundo diga que são amantes.

Gostei da forma como a historia foi escrita. Adorei as descrições das paisagens e da importância que a autora deu à musica celta. Parecia que estava presente. A assassino surpreendeu-me. E a verdade obre a cabeça da mulher ruiva não estava nada à espera

.
Nota:  9/10

Sem comentários:

Enviar um comentário