quarta-feira, 9 de maio de 2012

Un Amor Contra el Viento

(Susana Kearsley)


Titulo: Un amor contra el viento

Titulo original:  The rose gardan

Autora: Susanna Kearsley

Editora: Plaza Janés

Páginas:382

Género: romance sentimental/ viagem no tempo

Site autor/a: http://www.susannakearsley.com/books.html

Una historia de amor plagada de aventuras entre una viajera en el tiempo y un contrabandista del siglo XVIII.

Tras la muerte de su hermana Katrina, Eva Ward traslada sus cenizas a la casa de Trelowarth House, la casa en Cornualles donde pasaron juntas los veranos de la infancia. El mantenimiento de esta preciosa casa construida en el siglo XVIII, con sus magníficos jardines y admiradas rosaledas, constituye un problema constante para Mark Hallett, el actual propietario y amor adolescente de Katrina. A fin de combatir la tristeza y a la vez ayudar a Mark y a la hermana de este, Susan, Eva colabora con su proyecto de abrir un salón de té en la mansión, que atraiga la visita de los turistas.
Vagando por la mansión, un día Eva oye voces de desconocidos y se tropieza con hombres vestidos de una forma extraña, con ropa de otra época. Para su asombro, ellos también viven en la casa de Trelowarth, pero en otro siglo: son los habitantes de la casa del siglo xviii, dedicados al contrabando y conspiradores contra el trono de Inglaterra.

Sin saber cuándo ni cómo, Eva se va tropezando con los hermanos contrabandistas Jack y Daniel Butler, y participa cada vez más en sus vidas. Viaja sin control entre el presente y el pasado, y al darse cuenta de que se está enamorando de Daniel Butler, empieza a no saber cuál es su lugar


Eva perdeu a irmã por doença, era a única pessoa que lhe restava da família. Pouco depois da sua morte o marido desta aparece a sua porta de casa com as cinzas e um pedido, que as espalhe no local aonde foi mais feliz. Eva decide então partir para a Cornualha, para a casa aonde passavam férias de miúdas e aonde a irmã se apaixonou pela primeira vez. Trelowarth é uma mansão antiga conhecida pelas rosas que produz e pelos seus jardins, esta à séculos na familia Hallet. É recebida pelo Mark um dos herdeiros e 1° amor da irmã Katrina. Eva decide ficar uma temporada na vila e descobrir o seu lugar pois sente-se perdida. Decide ajudar o Mark e a irmã Susan a construir um salão de chã de forma a que estes não percam a casa e os jardins. Durante este tempo a Eva começa a sentir-se estranha e a ter o que acha alucinações já que vê caminhos e paisagens que não existem durante alguns segundos, e depois um homem misterioso. Na sua segunda “viagem” regressa com uma peça de roupa que lhe tinha sido emprestada pelo homem da “alucinação”. Descobre então que por uma estranha razão consegue viajar para o passado, 3 sec atrás e que o homem misterioso é o antigo dono de Trelowarth um contrabandista chamado Daniel. Estabelece uma relação com os habitantes da mansão nessa altura. Apaixona-se pelo Daniel, mas existem imensas coisas que os separam principalmente as viagens que ela nunca sabe quando se realizam. No presente tenta obter informação sobre os acontecimentos da época. Eva vai ter que tomar uma decisão e dicidir em qual dos tempos fica. A intriga consegue envolver-nos e surpreender-nos. Gosto dos personagens secundários, apesar de ter ficado com pena que a autora não tivesse explorado mais o outro casal ou a historia da Susan. É uma historia que parece complicada mas que é muito simples. Fiquei surpreendida pela historia da Claire madrasta do Mark e da Susan.

Gosto mais do titulo em castelhano, acho mais adequado, já que o vento do mar é citado de diferentes maneiras , esse titulo esta mais relacionado com a historia. Deixo aqui um excerto do poema citado pela Eva quando lançou as cinzas da irmã na falésia ao lado do farol chamado “o profeta” do autor Jalil Gibràn

“(…)Porque, ¿qué es morir sino erguirse desnudo?

Y, ¿qué es dejar de respirar, sino el liberar el aliento de sus inquietos vaivenes para que pueda elevarse y expandirse y, ya sin trabas, buscar a Dios?

Sólo cuando bebáis el río del silencio cantaréis de verdad. Y, cuando hayáis alcanzado la cima de la montaña es cuando comenzaréis a ascender.

Y, cuando la tierra reclame vuestros miembros, es cuando bailaréis de verdad.”

Nota: 9/10

2 comentários:

  1. Gostei do teu comentário...ando a ler Sophia's Secret da autora agora, mas estou seriamente a pensar ler tudo dela, já tinha lido Shadowy Horses e é tão lindo! É uma autora interessante!
    ****

    ResponderEliminar
  2. O Sophia's secret é lindo, é o meu preferido da autora, ok so li dois, mas acho superior a este, tem amis emoção. de qualquer das maneiras adoro o estilo desta autora. espero que esse que citas seja publicado numa das 3 linguas que leio

    ResponderEliminar