terça-feira, 8 de maio de 2012




Titulo: La cancion de los maories

Titulo original: Das lied der maori

Autora: Sarah Lark

Editora: Ediciones B

Pàginas: 703
Género: romance historico/saga familiar

Site autor/a: http://www.histo-couch.de/sarah-lark.html

Sinopse: En La canción de los maoríes, las primas Elaine y Kura se debatirán entre las raíces inglesas y la llamada del pueblo maorí para forjar su propio destino. Entretanto, vivirán los vaivenes de una tierra comparada con el paraíso a la que llegan misteriosos desconocidos decididos a quedarse.
Nos encontramos en 1893 en las llanuras de Canterbury. Muchos años han pasado desde que las dos jóvenes Gwyneira y Helen llegaran a estar tierras y las cosas también han cambiado.
Ahora Nueva Zelanda es su hogar y donde han visto crecer a sus hijos y nietos. Entre ellos a Elaine O’ Keefe una joven de dieciséis años alegre que aunque suele ayudar a sus padres en la tienda sueña con dirigir rebaños de ovejas y galopar a lomos de su caballo.
Kura es prima de Elaine pero muy distinta a ella. Una muchacha que a sus quince años es estremecedoramente hermosa, pero fría y lejana, cuyo único interés se centra única y exclusivamente en la música y en ella misma.
No es que las primas tengan mucho contacto entre sí pero su rivalidad se pone patente de forma definitiva cuando las dos luchan por el mismo hombre. Una situación que no solo les traerá algún que otro quebradero de cabeza sino que cambiará sus vidas de forma irremediable y para siempre.

Comentario:
 A “la cancion de los maories” é o segundo livro de uma série que estou a adorar. Ambientada na Nova Zelandia do final do sec 19. As personagens principais são a Elaine filha da Fleur e neta do James e da Gwen e a Kura filha do Paul e da Maram e neta da Gwen. Ambas sao muito diferentes e vão ainda se separar mais quando o William surge , fazendo com que as escolhas dele e delas influenciem todas a historia.

Elaine, é viva e alegre sabe que não é tão bonita como a prima mas é feliz, apenas inveja o facto da Kura viver numa fazenda, já que adora cães e cavalos. Quando surge o william apaixona-se por ele e pela ideia de ter uma família. Mas este após a começar a cortejar muda de ideias e volta-se para prima. Vai ter um desgosto que a leva a uma grande falta de confiança, que a vai influenciar quando conhece o Thomas filho de um inimigo. Não aceita o aviso da mãe nem mesmo da Daphne a dona do bordel e amiga da avo. O casamento vai ser um inferno vive presa em casa e o marido é cruel. Consegue fugir mas vai ser perseguida pelo sogro. Muda de identidade e arranja emprego a tocar piano num bar que também é um bordel e vai ser la que conhece o Tim filho de um dos donos das maiores minas da região mas tudo parece estar contra e os segredos dela não ajudam.

Kura: superficial, mimada, egoista, sabe que é bela e que consegue tudo o que quer, é obcecada pela musica e o seu grande sonho é triunfar na europa, ser reconhecida. É manipuladora, consegue o que quer devido ao estatuto de herdeira de uma das maoires fazendas de gado da nova zelandia. Mas também vive sobre a pressão. No final do 1° livro, para que a Gwen não perde-se a fazenda ela e o Tonga, chefe da tribu maorie a quem foi devolvida a terra , por decisão de um tribunal, estes chegaram a um acordo, como era mestiça a Kura  passaria para o filho/a que nascesse dela, visto que ela tinha sangue maorie. Por isso esta sempre a sofrer pressões da ambos lados para casar com alguem que eles conhecem,  ela aprendeu a aproveitar  o interesse de ambos para ter tudo. Quando conhece o william apaixona-se e faz tudo para o conseguir. Este so pensa em ser o novo barão da lã, apesar de gostar dela. Apos o casamento descobre que não vai conseguir realizar os sonhos e fica gravida. O casamento não é perfeito e foge com uma companhia de canto e bailado, mas a vida dela vai dar uma grande volta, e vai perder muita coisa. Vai ter à mesma terra da Elaine e o unico emprego que consegue é a tocar e cantar no outro bar mal afamado da zona. Uma série de incidentes graves vai aproxima-las e fazer com que façam as pazes. Apesar de não ter gostado inicialmente da Kura e do William acabei por lhes achar piada no final, o reencontro deles apos 2 anos de separaçao foi hilariante.
Nota: 9/10

Trailer:

2 comentários: