segunda-feira, 7 de maio de 2012

Violetas de marzo
(Sarah Jio)



Titulo: Violetas de marzo

Titulo original:  Violets of march

Autora: Sarah Jio

Editora: vergara

Pàginas:331

Género: romance sentimental

Site autor/a: http://www.sarahjio.com/

Sinopse: .En un lugar idílico, donde las violetas florecen fuera de estación y el aire está impregnado de sal, una mujer desconsolada descubre un diario íntimo que vincula misteriosamente el pasado con el presente...

A los veinte años, Emily Wilson estaba en la cima del mundo. Su novela se había tornado un best seller, tenía un marido guapo y exitoso, y en sus manos un billete de ida a la felicidad. Una década más tarde, su suerte ha sufrido un cambio radical. Y cuando su tía abuela la invita a pasar el mes de marzo en una isla en la que veraneaba de pequeña, Emily acepta. Allí, mientras está buscando un tema para su próximo libro, descubre un diario íntimo fechado en 1943 cuyo contenido resulta estar sorprendentemente relacionado con su propia vida.


Comentario:

Março: é neste mês que a protaginista volta a casa da tia, é neste mês que a historia se desenvolve. É durante este mês , em 1943, que algo acontece e que ira influenciar o presente.

Violetas: os habitantes da ilha aonde vive a tia da protagonista, acreditam que quando nascem violetas selvagens (flores raras), isso indica um novo começo, uma nova esperança para aqueles que as vêem.

Emily tinha tudo, sucesso: o seu livro foi um dos mais vendidos na altura, casou com o homem que acreditava ser a alma gemea, tinha a casa dos seus sonhos. Mas 6 anos depois o marido pede o divorcio para casar com outra, e ela continua sem escrever um 2° livro. Influenciada por uma amiga, vai passar um mês a casa de uma tia um pouco excêntrica e que ela como quase “abandonou” durante o período em que esteve casada. Era lá que ia passar as férias de verão .  descobre no quarto aonde dorme um diário, escrito por uma tal Esther  em 1943. À medida que vai lendo vai descobrindo paralelismo com a sua vida e decide investigar, quem eram as personagens , mas ninguém lhe quer responder. Apercebe-se que existem segredos que talvez a envolvam também a ela. Na ilha vai conhecer o Jack um misterioso pintor por quem se sente atraída mas que sente que  esconde algo. Os capítulos são os dias de Março, também vamos lendo partes do diário. Quando descobre a verdade, Emily finalmente vai sentir-se “libertada”. Na parte final esta recebe uma carta escrita no dia 30 de Março de 1943 pela Esther, noite em que esta desaparece,  para que fosse entregue à pessoa que lesse o diário. Diário que apenas foi escrito porque uma vidente lhe pediu à esther, já que segundo ela seria necessário para no futuro fechar o ciclo. Existe uma passagem que explica a essência da historia: “(...) deixo-te com um pensamento, um pensamento sobre o amor e que a mim custou tantos sacrifícios para o entender: o grande amor suporta o tempo, a pena e a distância... e quando tudo parece perdido, o verdadeiro amor perdura(...) . A historia é simples e a intriga relacionada com a esther conseguiu prender-me e surpreender-me na parte final. É uma leitura agradável para quem quer ler algo diferente.

Nota: 8.5/10

1 comentário:

  1. :) tambem já li este e adorei! fiquei fã da autora. tenho de ver se consigo arranjar o ultimo dela que acho que é "The last Camelia" que pela sinopse deve ser muito interessante! :D

    ResponderEliminar